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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5149-5272
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O estabelecimento de indicadores de processo em serviços de psicologia hospitalar: Algumas elaborações sobre a temática
Autor: Diniz, Larissa Lacerda
Primer orientador: Gomes, Layla Raquel Silva
Primer coorientador: Borges, Gizelle Mendes
Primer miembro de la banca: Andrade, Raphael Zardini
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Eliane Maria de
Resumen: A psicologia hospitalar foi criada a partir da demanda por assistência psicológica em hospitais, enfatizando a importância da interação entre corpo, cultura e comunidade. A Gestão de Qualidade surge como elemento crucial para garantir a excelência na assistência hospitalar, por meio de processos organizados e indicadores de qualidade. Este trabalho busca explorar a temática de indicadores de processo para o serviço de psicologia hospitalar, que embasam a prática e contribuem para o aprimoramento dos processos de gestão de qualidade. Foi realizada uma abordagem documental e exploratória, a partir da revisão narrativa de literatura. A pesquisa utilizou as bases de dados PEPSIC, SCIELO, Portal de Periódicos da CAPES. Adicionalmente buscou-se materiais em literatura cinza, como dissertações, teses e documentos técnicos, e em fontes não convencionais, como o YouTube, para complementar a revisão. Foram usados critérios de inclusão, como língua do material em português e recorte temporal entre 2001 e 2023. A análise dos resultados foi baseada na abordagem sistemática, incluindo a organização dos dados coletados no software Mendeley e a realização de leitura e análise crítica. Os resultados da revisão foram agrupados usando o critério de grupos de similaridade, dando origem a 3 tópicos: "A importância de conhecer processos e elencar indicadores", "O desafio do alinhamento de metas e indicadores para o campo da psicologia" e "Algumas bases para a construção de indicadores". Conclui-se que através da utilização de indicadores, é possível mensurar e avaliar a eficácia dos serviços prestados, buscando certificações que reconheçam a qualidade do atendimento. Não obstante, encontra-se a confirmação de que diante da lacuna na definição de indicadores específicos para a psicologia hospitalar, é necessário desenvolver estudos e aprimorar os processos de gestão de qualidade nesse contexto.
Palabras clave: Psicologia hospitalar
Indicadores
Gestão
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DINIZ, Larissa Lacerda. O estabelecimento de indicadores de processo em serviços de psicologia hospitalar: algumas elaborações sobre a temática. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente em Estado Crítico) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45113
Fecha de defensa: 4-jun-2024
Aparece en las colecciones:TCR - Residência Multiprofissional em Saúde

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