Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-6744-5117
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Entre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFU
Author: Graciano, Silva Rosa dos Santos
First Advisor: Oliveira, Lucia Helena Moreira de Medeiros
First member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Second member of the Committee: Gonçalves, Gláucia Signorelli Queiroz
Summary: Trata-se de uma reflexão a partir da narrativa de minha trajetória escolar baseado na ideia de que é possível analisar criticamente o movimento de construção do processo formativo escolar a fim de poder compreendê-lo e ressignificá-lo. Esse campo de pesquisa e estudo leva em consideração que as narrativas são instrumental tanto na pesquisa como no ensino na formação de professores porque ao refletir sobre elas, mudanças podem ocorrer porque passa-se a compreender a si mesmo e aos outros. A escrita da trajetória teve como marco temporal a entrada inicial na escola até a inserção no ensino superior no curso de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, no qual tornei-me professora da Educação Básica. Nesse universo d experiências há um realce para as vivências e experiências do Estágio Supervisionado Educação Infantil. Diante do exposto, estabeleci alguns objetivos norteadores para esta narrativa e o principal deles, foi compreender as contribuições do estágio para a formação do pedagogo e refletir sobre elas como futura professora da Educação Infantil. E para que essa narrativa cumprisse seu fim formativo, especifiquei os objetivos em: i) narrar as experiências vivenciadas em minha trajetória na escola básica, no curso e que me aproximaram do estágio Educação Infantil; ii) narrar as experiências vivenciadas durante o estágio Educação Infantil e nelas discutir e refletir sobre a importância dele para a formação do/a pedagogo/a; iv) apresentar o estágio como elemento importante da formação do professor/a que atuará com o público infantil. Para essa reflexão alguns autores foram estudados como Cunha(1997), Freire(1996), Lucena(2009), Goodson(2000), Holly( 2000) e outros. Ao narrar as minhas experiências pude reorganizar minhas ideias sobre formação, sistematizar minhas experiências e dar sentido a elas, para que outras professoras possam refletir tanto na formação inicial quanto na continuada sobre seus saberes e as suas experiências.
Keywords: Narrativas de professores
Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Educação Infantil.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GRACIANO, Silva Rosa dos Santos. Entre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFU. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052
Date of defense: 28-Jun-2023
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreMemóriaArquivo.pdfTCC291 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons