Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-6744-5117
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFU
Autor(es): Graciano, Silva Rosa dos Santos
Primeiro orientador: Oliveira, Lucia Helena Moreira de Medeiros
Primeiro membro da banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Segundo membro da banca: Gonçalves, Gláucia Signorelli Queiroz
Resumo: Trata-se de uma reflexão a partir da narrativa de minha trajetória escolar baseado na ideia de que é possível analisar criticamente o movimento de construção do processo formativo escolar a fim de poder compreendê-lo e ressignificá-lo. Esse campo de pesquisa e estudo leva em consideração que as narrativas são instrumental tanto na pesquisa como no ensino na formação de professores porque ao refletir sobre elas, mudanças podem ocorrer porque passa-se a compreender a si mesmo e aos outros. A escrita da trajetória teve como marco temporal a entrada inicial na escola até a inserção no ensino superior no curso de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, no qual tornei-me professora da Educação Básica. Nesse universo d experiências há um realce para as vivências e experiências do Estágio Supervisionado Educação Infantil. Diante do exposto, estabeleci alguns objetivos norteadores para esta narrativa e o principal deles, foi compreender as contribuições do estágio para a formação do pedagogo e refletir sobre elas como futura professora da Educação Infantil. E para que essa narrativa cumprisse seu fim formativo, especifiquei os objetivos em: i) narrar as experiências vivenciadas em minha trajetória na escola básica, no curso e que me aproximaram do estágio Educação Infantil; ii) narrar as experiências vivenciadas durante o estágio Educação Infantil e nelas discutir e refletir sobre a importância dele para a formação do/a pedagogo/a; iv) apresentar o estágio como elemento importante da formação do professor/a que atuará com o público infantil. Para essa reflexão alguns autores foram estudados como Cunha(1997), Freire(1996), Lucena(2009), Goodson(2000), Holly( 2000) e outros. Ao narrar as minhas experiências pude reorganizar minhas ideias sobre formação, sistematizar minhas experiências e dar sentido a elas, para que outras professoras possam refletir tanto na formação inicial quanto na continuada sobre seus saberes e as suas experiências.
Palavras-chave: Narrativas de professores
Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Educação Infantil.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GRACIANO, Silva Rosa dos Santos. Entre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFU. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EntreMemóriaArquivo.pdfTCC291 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons