Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052
ORCID: | ![]() |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Entre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFU |
Autor(es): | Graciano, Silva Rosa dos Santos |
Primeiro orientador: | Oliveira, Lucia Helena Moreira de Medeiros |
Primeiro membro da banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Gláucia Signorelli Queiroz |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão a partir da narrativa de minha trajetória escolar baseado na ideia de que é possível analisar criticamente o movimento de construção do processo formativo escolar a fim de poder compreendê-lo e ressignificá-lo. Esse campo de pesquisa e estudo leva em consideração que as narrativas são instrumental tanto na pesquisa como no ensino na formação de professores porque ao refletir sobre elas, mudanças podem ocorrer porque passa-se a compreender a si mesmo e aos outros. A escrita da trajetória teve como marco temporal a entrada inicial na escola até a inserção no ensino superior no curso de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, no qual tornei-me professora da Educação Básica. Nesse universo d experiências há um realce para as vivências e experiências do Estágio Supervisionado Educação Infantil. Diante do exposto, estabeleci alguns objetivos norteadores para esta narrativa e o principal deles, foi compreender as contribuições do estágio para a formação do pedagogo e refletir sobre elas como futura professora da Educação Infantil. E para que essa narrativa cumprisse seu fim formativo, especifiquei os objetivos em: i) narrar as experiências vivenciadas em minha trajetória na escola básica, no curso e que me aproximaram do estágio Educação Infantil; ii) narrar as experiências vivenciadas durante o estágio Educação Infantil e nelas discutir e refletir sobre a importância dele para a formação do/a pedagogo/a; iv) apresentar o estágio como elemento importante da formação do professor/a que atuará com o público infantil. Para essa reflexão alguns autores foram estudados como Cunha(1997), Freire(1996), Lucena(2009), Goodson(2000), Holly( 2000) e outros. Ao narrar as minhas experiências pude reorganizar minhas ideias sobre formação, sistematizar minhas experiências e dar sentido a elas, para que outras professoras possam refletir tanto na formação inicial quanto na continuada sobre seus saberes e as suas experiências. |
Palavras-chave: | Narrativas de professores Formação de Professores Estágio Supervisionado Educação Infantil. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GRACIANO, Silva Rosa dos Santos. Entre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFU. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052 |
Data de defesa: | 28-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EntreMemóriaArquivo.pdf | TCC | 291 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons