Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGraciano, Silva Rosa dos Santos-
dc.date.accessioned2025-03-24T13:03:26Z-
dc.date.available2025-03-24T13:03:26Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationGRACIANO, Silva Rosa dos Santos. Entre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFU. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNarrativas de professorespt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.titleEntre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lucia Helena Moreira de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Gláucia Signorelli Queiroz-
dc.contributor.referee2Lattes/lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma reflexão a partir da narrativa de minha trajetória escolar baseado na ideia de que é possível analisar criticamente o movimento de construção do processo formativo escolar a fim de poder compreendê-lo e ressignificá-lo. Esse campo de pesquisa e estudo leva em consideração que as narrativas são instrumental tanto na pesquisa como no ensino na formação de professores porque ao refletir sobre elas, mudanças podem ocorrer porque passa-se a compreender a si mesmo e aos outros. A escrita da trajetória teve como marco temporal a entrada inicial na escola até a inserção no ensino superior no curso de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, no qual tornei-me professora da Educação Básica. Nesse universo d experiências há um realce para as vivências e experiências do Estágio Supervisionado Educação Infantil. Diante do exposto, estabeleci alguns objetivos norteadores para esta narrativa e o principal deles, foi compreender as contribuições do estágio para a formação do pedagogo e refletir sobre elas como futura professora da Educação Infantil. E para que essa narrativa cumprisse seu fim formativo, especifiquei os objetivos em: i) narrar as experiências vivenciadas em minha trajetória na escola básica, no curso e que me aproximaram do estágio Educação Infantil; ii) narrar as experiências vivenciadas durante o estágio Educação Infantil e nelas discutir e refletir sobre a importância dele para a formação do/a pedagogo/a; iv) apresentar o estágio como elemento importante da formação do professor/a que atuará com o público infantil. Para essa reflexão alguns autores foram estudados como Cunha(1997), Freire(1996), Lucena(2009), Goodson(2000), Holly( 2000) e outros. Ao narrar as minhas experiências pude reorganizar minhas ideias sobre formação, sistematizar minhas experiências e dar sentido a elas, para que outras professoras possam refletir tanto na formação inicial quanto na continuada sobre seus saberes e as suas experiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode180809187-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreMemóriaArquivo.pdfTCC291 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons