Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Graciano, Silva Rosa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T13:03:26Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24T13:03:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | GRACIANO, Silva Rosa dos Santos. Entre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFU. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45052 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Narrativas de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil. | pt_BR |
dc.title | Entre a memória e o arquivo: narrativas de formação docente e o estágio supervisionado educação infantil do curso de pedagogia/pontal/UFU | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Lucia Helena Moreira de Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855923237846079 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Gláucia Signorelli Queiroz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | /lattes.cnpq.br/9108607797425296 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de uma reflexão a partir da narrativa de minha trajetória escolar baseado na ideia de que é possível analisar criticamente o movimento de construção do processo formativo escolar a fim de poder compreendê-lo e ressignificá-lo. Esse campo de pesquisa e estudo leva em consideração que as narrativas são instrumental tanto na pesquisa como no ensino na formação de professores porque ao refletir sobre elas, mudanças podem ocorrer porque passa-se a compreender a si mesmo e aos outros. A escrita da trajetória teve como marco temporal a entrada inicial na escola até a inserção no ensino superior no curso de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, no qual tornei-me professora da Educação Básica. Nesse universo d experiências há um realce para as vivências e experiências do Estágio Supervisionado Educação Infantil. Diante do exposto, estabeleci alguns objetivos norteadores para esta narrativa e o principal deles, foi compreender as contribuições do estágio para a formação do pedagogo e refletir sobre elas como futura professora da Educação Infantil. E para que essa narrativa cumprisse seu fim formativo, especifiquei os objetivos em: i) narrar as experiências vivenciadas em minha trajetória na escola básica, no curso e que me aproximaram do estágio Educação Infantil; ii) narrar as experiências vivenciadas durante o estágio Educação Infantil e nelas discutir e refletir sobre a importância dele para a formação do/a pedagogo/a; iv) apresentar o estágio como elemento importante da formação do professor/a que atuará com o público infantil. Para essa reflexão alguns autores foram estudados como Cunha(1997), Freire(1996), Lucena(2009), Goodson(2000), Holly( 2000) e outros. Ao narrar as minhas experiências pude reorganizar minhas ideias sobre formação, sistematizar minhas experiências e dar sentido a elas, para que outras professoras possam refletir tanto na formação inicial quanto na continuada sobre seus saberes e as suas experiências. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 180809187 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EntreMemóriaArquivo.pdf | TCC | 291 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License