Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44998
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9974-1385
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvendo competências em Física por meio da programação: Um estudo sobre o uso do Scratch na educação
Autor(es): Fernandes, Geovana Eugênia
Primeiro orientador: Kagimura, Ricardo
Primeiro membro da banca: Arantes, Alessandra Riposati
Segundo membro da banca: Odashima, Mariana Mieko
Resumo: Este texto apresenta a implementação e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Física, utilizando a plataforma Scratch, que é uma linguagem de programação em blocos, como ferramenta pedagógica. O objetivo principal é explorar as contribuições do Scratch, que se enquadra como uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) no aprendizado de conceitos físicos, como forma de promover uma aprendizagem ativa. A sequência didática foi aplicada em dois encontros presenciais, com a realização de atividades propostas e recolhimento das opiniões dos estudantes. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da ferramenta Scratch pode promover a aprendizagem ativa e significativa de conceitos físicos pelos estudantes.
Abstract: This text presents the implementation and evaluation of a didactic sequence for teaching Physics, using the Scratch platform, which is a block programming language, as a pedagogical tool. The main objective is to explore the contributions of Scratch, which is classified as a Digital Information and Communication Technology, in learning physical concepts, as a way of promoting active learning. The didactic sequence was applied in two in-person meetings, carrying out proposed activities and collecting student opinions. The results obtained demonstrated that the use of the Scratch tool promotes active and meaningful learning of physical concepts by students.
Palavras-chave: Ensino de Física
Physics Teaching
Scratch
Scratch
Tecnologia
Technology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERNANDES, Geovana Eugênia. Desenvolvendo competências em Física por meio da programação: Um estudo sobre o uso do Scratch na educação. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44998
Data de defesa: 2-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesenvolvendoCompetênciasFísica.pdfTCC2.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.