Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44998
ORCID: | ![]() |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Desenvolvendo competências em Física por meio da programação: Um estudo sobre o uso do Scratch na educação |
Autor(es): | Fernandes, Geovana Eugênia |
Primeiro orientador: | Kagimura, Ricardo |
Primeiro membro da banca: | Arantes, Alessandra Riposati |
Segundo membro da banca: | Odashima, Mariana Mieko |
Resumo: | Este texto apresenta a implementação e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Física, utilizando a plataforma Scratch, que é uma linguagem de programação em blocos, como ferramenta pedagógica. O objetivo principal é explorar as contribuições do Scratch, que se enquadra como uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) no aprendizado de conceitos físicos, como forma de promover uma aprendizagem ativa. A sequência didática foi aplicada em dois encontros presenciais, com a realização de atividades propostas e recolhimento das opiniões dos estudantes. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da ferramenta Scratch pode promover a aprendizagem ativa e significativa de conceitos físicos pelos estudantes. |
Abstract: | This text presents the implementation and evaluation of a didactic sequence for teaching Physics, using the Scratch platform, which is a block programming language, as a pedagogical tool. The main objective is to explore the contributions of Scratch, which is classified as a Digital Information and Communication Technology, in learning physical concepts, as a way of promoting active learning. The didactic sequence was applied in two in-person meetings, carrying out proposed activities and collecting student opinions. The results obtained demonstrated that the use of the Scratch tool promotes active and meaningful learning of physical concepts by students. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Physics Teaching Scratch Scratch Tecnologia Technology |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FERNANDES, Geovana Eugênia. Desenvolvendo competências em Física por meio da programação: Um estudo sobre o uso do Scratch na educação. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44998 |
Data de defesa: | 2-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DesenvolvendoCompetênciasFísica.pdf | TCC | 2.36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.