Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44998
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFernandes, Geovana Eugênia-
dc.date.accessioned2025-03-13T12:34:22Z-
dc.date.available2025-03-13T12:34:22Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationFERNANDES, Geovana Eugênia. Desenvolvendo competências em Física por meio da programação: Um estudo sobre o uso do Scratch na educação. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44998-
dc.description.abstractThis text presents the implementation and evaluation of a didactic sequence for teaching Physics, using the Scratch platform, which is a block programming language, as a pedagogical tool. The main objective is to explore the contributions of Scratch, which is classified as a Digital Information and Communication Technology, in learning physical concepts, as a way of promoting active learning. The didactic sequence was applied in two in-person meetings, carrying out proposed activities and collecting student opinions. The results obtained demonstrated that the use of the Scratch tool promotes active and meaningful learning of physical concepts by students.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleDesenvolvendo competências em Física por meio da programação: Um estudo sobre o uso do Scratch na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee2Odashima, Mariana Mieko-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353107167077854pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste texto apresenta a implementação e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Física, utilizando a plataforma Scratch, que é uma linguagem de programação em blocos, como ferramenta pedagógica. O objetivo principal é explorar as contribuições do Scratch, que se enquadra como uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) no aprendizado de conceitos físicos, como forma de promover uma aprendizagem ativa. A sequência didática foi aplicada em dois encontros presenciais, com a realização de atividades propostas e recolhimento das opiniões dos estudantes. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da ferramenta Scratch pode promover a aprendizagem ativa e significativa de conceitos físicos pelos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode180036044-
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesenvolvendoCompetênciasFísica.pdfTCC2.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.