Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44998
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9974-1385
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Desenvolvendo competências em Física por meio da programação: Um estudo sobre o uso do Scratch na educação
Author: Fernandes, Geovana Eugênia
First Advisor: Kagimura, Ricardo
First member of the Committee: Arantes, Alessandra Riposati
Second member of the Committee: Odashima, Mariana Mieko
Summary: Este texto apresenta a implementação e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Física, utilizando a plataforma Scratch, que é uma linguagem de programação em blocos, como ferramenta pedagógica. O objetivo principal é explorar as contribuições do Scratch, que se enquadra como uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) no aprendizado de conceitos físicos, como forma de promover uma aprendizagem ativa. A sequência didática foi aplicada em dois encontros presenciais, com a realização de atividades propostas e recolhimento das opiniões dos estudantes. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da ferramenta Scratch pode promover a aprendizagem ativa e significativa de conceitos físicos pelos estudantes.
Abstract: This text presents the implementation and evaluation of a didactic sequence for teaching Physics, using the Scratch platform, which is a block programming language, as a pedagogical tool. The main objective is to explore the contributions of Scratch, which is classified as a Digital Information and Communication Technology, in learning physical concepts, as a way of promoting active learning. The didactic sequence was applied in two in-person meetings, carrying out proposed activities and collecting student opinions. The results obtained demonstrated that the use of the Scratch tool promotes active and meaningful learning of physical concepts by students.
Keywords: Ensino de Física
Physics Teaching
Scratch
Scratch
Tecnologia
Technology
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERNANDES, Geovana Eugênia. Desenvolvendo competências em Física por meio da programação: Um estudo sobre o uso do Scratch na educação. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44998
Date of defense: 2-May-2024
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvendoCompetênciasFísica.pdfTCC2.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.