Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44951
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-4914-3208
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Experiências de discentes e docentes com o ensino EAD na área de gestão e negócios: visões diferentes ou complementares?
Autor: Guimarçaes, Jhonatan Martins
Primer orientador: Maemura, Marcia Mitie Durante
Primer miembro de la banca: Passos, Janduhy Camilo
Segundo miembro de la banca: Tizziotti, Catarine Palmieri Pitangui
Resumen: A pandemia de Covid-19 transformou o cenário educacional, forçando a implementação do Ensino Remoto Emergencial sem o planejamento necessário. Este estudo investiga as ferramentas pedagógicas e estilos de aula mais eficazes para manter o engajamento e o desempenho dos alunos dos cursos gerenciais da Universidade Federal de Uberlândia durante esse período. O problema de pesquisa centra-se na avaliação do impacto dessas ferramentas e metodologias, um tema pouco explorado em pesquisas anteriores. A metodologia de análise descritiva foi utilizada para analisar qualitativamente as entrevistas com alunos e professores, analisando experiências antes, durante e após a pandemia. Os resultados revelam que ferramentas integradas como Microsoft Teams, Moodle e Youtube, aliadas a metodologias feitas focada para essas plataformas, foram bem recebidas, mas destacam desafios relacionados à adaptação de docentes e discentes. As implicações gerenciais apontam para a necessidade de capacitação tecnológica contínua e maior flexibilidade pedagógica, visando otimizar o aprendizado em cenários virtuais e presenciais, a fim de ser mais efetiva com as novas gerações dos alunos.
Palabras clave: Alunos dos cursos de gerenciais
Ensino remoto
Ferramentas pedagógicas
Pandemia de Covid-19
Metodologias ativas
Business students
remote teaching
pedagogical tools
Covid-19 pandemic
active methodologies
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GUIMARÃES, Jhonatan Martins. Experiências de discentes e docentes com o ensino EAD na área de gestão e negócios: visões diferentes ou complementares? 2024. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44951
Fecha de defensa: 21-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ExperiênciasDiscentesDocentes.pdfTCC904.29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.