Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuimarçaes, Jhonatan Martins-
dc.date.accessioned2025-03-06T12:08:34Z-
dc.date.available2025-03-06T12:08:34Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Jhonatan Martins. Experiências de discentes e docentes com o ensino EAD na área de gestão e negócios: visões diferentes ou complementares? 2024. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44951-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos dos cursos de gerenciaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectBusiness studentspt_BR
dc.subjectremote teachingpt_BR
dc.subjectpedagogical toolspt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.titleExperiências de discentes e docentes com o ensino EAD na área de gestão e negócios: visões diferentes ou complementares?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Maemura, Marcia Mitie Durante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4615019378986193pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Janduhy Camilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433124335569435pt_BR
dc.contributor.referee2Tizziotti, Catarine Palmieri Pitangui-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152547234021638pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pandemia de Covid-19 transformou o cenário educacional, forçando a implementação do Ensino Remoto Emergencial sem o planejamento necessário. Este estudo investiga as ferramentas pedagógicas e estilos de aula mais eficazes para manter o engajamento e o desempenho dos alunos dos cursos gerenciais da Universidade Federal de Uberlândia durante esse período. O problema de pesquisa centra-se na avaliação do impacto dessas ferramentas e metodologias, um tema pouco explorado em pesquisas anteriores. A metodologia de análise descritiva foi utilizada para analisar qualitativamente as entrevistas com alunos e professores, analisando experiências antes, durante e após a pandemia. Os resultados revelam que ferramentas integradas como Microsoft Teams, Moodle e Youtube, aliadas a metodologias feitas focada para essas plataformas, foram bem recebidas, mas destacam desafios relacionados à adaptação de docentes e discentes. As implicações gerenciais apontam para a necessidade de capacitação tecnológica contínua e maior flexibilidade pedagógica, visando otimizar o aprendizado em cenários virtuais e presenciais, a fim de ser mais efetiva com as novas gerações dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode179557783-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperiênciasDiscentesDocentes.pdfTCC904.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.