Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44951
ORCID: | ![]() |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Experiências de discentes e docentes com o ensino EAD na área de gestão e negócios: visões diferentes ou complementares? |
Autor(es): | Guimarçaes, Jhonatan Martins |
Primeiro orientador: | Maemura, Marcia Mitie Durante |
Primeiro membro da banca: | Passos, Janduhy Camilo |
Segundo membro da banca: | Tizziotti, Catarine Palmieri Pitangui |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 transformou o cenário educacional, forçando a implementação do Ensino Remoto Emergencial sem o planejamento necessário. Este estudo investiga as ferramentas pedagógicas e estilos de aula mais eficazes para manter o engajamento e o desempenho dos alunos dos cursos gerenciais da Universidade Federal de Uberlândia durante esse período. O problema de pesquisa centra-se na avaliação do impacto dessas ferramentas e metodologias, um tema pouco explorado em pesquisas anteriores. A metodologia de análise descritiva foi utilizada para analisar qualitativamente as entrevistas com alunos e professores, analisando experiências antes, durante e após a pandemia. Os resultados revelam que ferramentas integradas como Microsoft Teams, Moodle e Youtube, aliadas a metodologias feitas focada para essas plataformas, foram bem recebidas, mas destacam desafios relacionados à adaptação de docentes e discentes. As implicações gerenciais apontam para a necessidade de capacitação tecnológica contínua e maior flexibilidade pedagógica, visando otimizar o aprendizado em cenários virtuais e presenciais, a fim de ser mais efetiva com as novas gerações dos alunos. |
Palavras-chave: | Alunos dos cursos de gerenciais Ensino remoto Ferramentas pedagógicas Pandemia de Covid-19 Metodologias ativas Business students remote teaching pedagogical tools Covid-19 pandemic active methodologies |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GUIMARÃES, Jhonatan Martins. Experiências de discentes e docentes com o ensino EAD na área de gestão e negócios: visões diferentes ou complementares? 2024. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44951 |
Data de defesa: | 21-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExperiênciasDiscentesDocentes.pdf | TCC | 904.29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.