Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44951| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-4914-3208 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Experiências de discentes e docentes com o ensino EAD na área de gestão e negócios: visões diferentes ou complementares? |
| Autor: | Guimarçaes, Jhonatan Martins |
| Primer orientador: | Maemura, Marcia Mitie Durante |
| Primer miembro de la banca: | Passos, Janduhy Camilo |
| Segundo miembro de la banca: | Tizziotti, Catarine Palmieri Pitangui |
| Resumen: | A pandemia de Covid-19 transformou o cenário educacional, forçando a implementação do Ensino Remoto Emergencial sem o planejamento necessário. Este estudo investiga as ferramentas pedagógicas e estilos de aula mais eficazes para manter o engajamento e o desempenho dos alunos dos cursos gerenciais da Universidade Federal de Uberlândia durante esse período. O problema de pesquisa centra-se na avaliação do impacto dessas ferramentas e metodologias, um tema pouco explorado em pesquisas anteriores. A metodologia de análise descritiva foi utilizada para analisar qualitativamente as entrevistas com alunos e professores, analisando experiências antes, durante e após a pandemia. Os resultados revelam que ferramentas integradas como Microsoft Teams, Moodle e Youtube, aliadas a metodologias feitas focada para essas plataformas, foram bem recebidas, mas destacam desafios relacionados à adaptação de docentes e discentes. As implicações gerenciais apontam para a necessidade de capacitação tecnológica contínua e maior flexibilidade pedagógica, visando otimizar o aprendizado em cenários virtuais e presenciais, a fim de ser mais efetiva com as novas gerações dos alunos. |
| Palabras clave: | Alunos dos cursos de gerenciais Ensino remoto Ferramentas pedagógicas Pandemia de Covid-19 Metodologias ativas Business students remote teaching pedagogical tools Covid-19 pandemic active methodologies |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | GUIMARÃES, Jhonatan Martins. Experiências de discentes e docentes com o ensino EAD na área de gestão e negócios: visões diferentes ou complementares? 2024. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44951 |
| Fecha de defensa: | 21-nov-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Administração (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ExperiênciasDiscentesDocentes.pdf | TCC | 904.29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
