Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44882
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7973-1918
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Educação Ambiental, formação docente, mídias e tecnologias digitais: uma análise da produção divulgada em periódicos acadêmicos da área de educação (2023/2024)
Título (s) alternativo (s): Environmental Education, teacher training, media and digital technologies: an analysis of the production disseminated in academic journals in the area of education (2023/2024)
Autor: Sousa, Viviane de
Primer orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primer miembro de la banca: Cardoso, Priscila Alvarenga
Segundo miembro de la banca: Lopes, Gabriel Pereira
Resumen: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a produção publicada em periódicos de Educação Ambiental da área de Educação brasileiros avaliados pelo Qualis Periódicos da CAPES a fim de examinar como essas produções abordam os desafios e as perspectivas em relação à integração das tecnologias digitais na formação docente. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura, que consiste em um método de pesquisa que visa sintetizar e integrar os resultados de estudos sobre um tema específico, proporcionando uma compreensão mais ampla e completa do estado do conhecimento. Foram analisados 29 documentos disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre os anos de janeiro de 2023 a novembro de 2024. Os artigos foram organizados em quatro categorias: a) Educação Ambiental e formação de professores; b) Concepções de Educação Ambiental dos professores; c) Metodologias para o desenvolvimento da Educação Ambiental; d) Educação Ambiental, Tecnologias e mídias. A pesquisa revelou uma ampla diversidade de abordagens e investigações sobre a aplicação da Educação Ambiental (EA). Porém, embora haja essa variedade de perspectivas e enfoques na formação de professores sobre concepções de Educação Ambiental, o número de publicações relacionadas a integração de tecnologias digitais na formação de professores na EA é relativamente quando comparado ao levantamento das publicações nos anos supracitados, destacando, assim, a necessidade de um aprofundamento teórico e prático nesse campo. Percebeu-se que ainda há muito que evoluir no que diz respeito à inserção da EA nos cursos de formação de professores e a exploração de estratégias pedagógicas e o uso das tecnologias digitais, de modo a possibilitar aos professores se colocarem como atores de transformação da sua prática pedagógica.
Abstract: The present research aimed to analyze the production published in Environmental Education journals in the Brazilian Education area evaluated by Qualis Periodicals of CAPES in order to examine how these productions address the challenges and perspectives in relation to the integration of digital technologies in teacher training. The methodology used was an integrative literature review, which consists of a research method that aims to synthesize and integrate the results of studies on a specific topic, providing a broader and more complete understanding of the state of knowledge. 29 documents available on the Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) were analyzed, between the years January 2023 and November 2024. The articles were organized into four categories: a) Environmental Education and teacher training; b) Teachers’ conceptions of Environmental Education; c) Methodologies for the development of Environmental Education; d) Environmental Education, Technologies and media. The research revealed a wide diversity of approaches and investigations on the application of Environmental Education (EE). However, although there is a variety of perspectives and approaches to teacher training on concepts of Environmental Education, the number of publications related to the integration of digital technologies in teacher training in EA is relatively small when compared to the survey of publications in the aforementioned years, highlighting, thus, the need for theoretical and practical deepening in this field. It was realized that there is still a lot to evolve with regard to the inclusion of EA in teacher training courses and the exploration of pedagogical strategies and the use of digital technologies, in order to enable teachers to position themselves as actors in transforming their pedagogical practice.
Palabras clave: Educação Ambiental
Environmental Education
Tecnologias
Technologies
Mídias
Nedia
Formação docente
Teacher training
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SOUSA, Viviane de. Educação ambiental, formação docente, mídias e tecnologias digitais: uma análise da produção divulgada em periódicos acadêmicos da área de educação (2023/2024). 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5532.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5532
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44882
Fecha de defensa: 27-dic-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoAmbientalFormação.pdfDissertação5.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons