Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44882
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7973-1918
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Educação Ambiental, formação docente, mídias e tecnologias digitais: uma análise da produção divulgada em periódicos acadêmicos da área de educação (2023/2024)
Alternate title (s): Environmental Education, teacher training, media and digital technologies: an analysis of the production disseminated in academic journals in the area of education (2023/2024)
Author: Sousa, Viviane de
First Advisor: Guimarães, Iara Vieira
First member of the Committee: Cardoso, Priscila Alvarenga
Second member of the Committee: Lopes, Gabriel Pereira
Summary: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a produção publicada em periódicos de Educação Ambiental da área de Educação brasileiros avaliados pelo Qualis Periódicos da CAPES a fim de examinar como essas produções abordam os desafios e as perspectivas em relação à integração das tecnologias digitais na formação docente. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura, que consiste em um método de pesquisa que visa sintetizar e integrar os resultados de estudos sobre um tema específico, proporcionando uma compreensão mais ampla e completa do estado do conhecimento. Foram analisados 29 documentos disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre os anos de janeiro de 2023 a novembro de 2024. Os artigos foram organizados em quatro categorias: a) Educação Ambiental e formação de professores; b) Concepções de Educação Ambiental dos professores; c) Metodologias para o desenvolvimento da Educação Ambiental; d) Educação Ambiental, Tecnologias e mídias. A pesquisa revelou uma ampla diversidade de abordagens e investigações sobre a aplicação da Educação Ambiental (EA). Porém, embora haja essa variedade de perspectivas e enfoques na formação de professores sobre concepções de Educação Ambiental, o número de publicações relacionadas a integração de tecnologias digitais na formação de professores na EA é relativamente quando comparado ao levantamento das publicações nos anos supracitados, destacando, assim, a necessidade de um aprofundamento teórico e prático nesse campo. Percebeu-se que ainda há muito que evoluir no que diz respeito à inserção da EA nos cursos de formação de professores e a exploração de estratégias pedagógicas e o uso das tecnologias digitais, de modo a possibilitar aos professores se colocarem como atores de transformação da sua prática pedagógica.
Abstract: The present research aimed to analyze the production published in Environmental Education journals in the Brazilian Education area evaluated by Qualis Periodicals of CAPES in order to examine how these productions address the challenges and perspectives in relation to the integration of digital technologies in teacher training. The methodology used was an integrative literature review, which consists of a research method that aims to synthesize and integrate the results of studies on a specific topic, providing a broader and more complete understanding of the state of knowledge. 29 documents available on the Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) were analyzed, between the years January 2023 and November 2024. The articles were organized into four categories: a) Environmental Education and teacher training; b) Teachers’ conceptions of Environmental Education; c) Methodologies for the development of Environmental Education; d) Environmental Education, Technologies and media. The research revealed a wide diversity of approaches and investigations on the application of Environmental Education (EE). However, although there is a variety of perspectives and approaches to teacher training on concepts of Environmental Education, the number of publications related to the integration of digital technologies in teacher training in EA is relatively small when compared to the survey of publications in the aforementioned years, highlighting, thus, the need for theoretical and practical deepening in this field. It was realized that there is still a lot to evolve with regard to the inclusion of EA in teacher training courses and the exploration of pedagogical strategies and the use of digital technologies, in order to enable teachers to position themselves as actors in transforming their pedagogical practice.
Keywords: Educação Ambiental
Environmental Education
Tecnologias
Technologies
Mídias
Nedia
Formação docente
Teacher training
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SOUSA, Viviane de. Educação ambiental, formação docente, mídias e tecnologias digitais: uma análise da produção divulgada em periódicos acadêmicos da área de educação (2023/2024). 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5532.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5532
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44882
Date of defense: 27-Dec-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAmbientalFormação.pdfDissertação5.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons