Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Viviane de-
dc.date.accessioned2025-02-19T14:39:10Z-
dc.date.available2025-02-19T14:39:10Z-
dc.date.issued2024-12-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Viviane de. Educação ambiental, formação docente, mídias e tecnologias digitais: uma análise da produção divulgada em periódicos acadêmicos da área de educação (2023/2024). 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5532.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44882-
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze the production published in Environmental Education journals in the Brazilian Education area evaluated by Qualis Periodicals of CAPES in order to examine how these productions address the challenges and perspectives in relation to the integration of digital technologies in teacher training. The methodology used was an integrative literature review, which consists of a research method that aims to synthesize and integrate the results of studies on a specific topic, providing a broader and more complete understanding of the state of knowledge. 29 documents available on the Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) were analyzed, between the years January 2023 and November 2024. The articles were organized into four categories: a) Environmental Education and teacher training; b) Teachers’ conceptions of Environmental Education; c) Methodologies for the development of Environmental Education; d) Environmental Education, Technologies and media. The research revealed a wide diversity of approaches and investigations on the application of Environmental Education (EE). However, although there is a variety of perspectives and approaches to teacher training on concepts of Environmental Education, the number of publications related to the integration of digital technologies in teacher training in EA is relatively small when compared to the survey of publications in the aforementioned years, highlighting, thus, the need for theoretical and practical deepening in this field. It was realized that there is still a lot to evolve with regard to the inclusion of EA in teacher training courses and the exploration of pedagogical strategies and the use of digital technologies, in order to enable teachers to position themselves as actors in transforming their pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectNediapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleEducação Ambiental, formação docente, mídias e tecnologias digitais: uma análise da produção divulgada em periódicos acadêmicos da área de educação (2023/2024)pt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental Education, teacher training, media and digital technologies: an analysis of the production disseminated in academic journals in the area of education (2023/2024)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Priscila Alvarenga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587753636816706pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Gabriel Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273813573544346pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3766881380485072pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo analisar a produção publicada em periódicos de Educação Ambiental da área de Educação brasileiros avaliados pelo Qualis Periódicos da CAPES a fim de examinar como essas produções abordam os desafios e as perspectivas em relação à integração das tecnologias digitais na formação docente. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura, que consiste em um método de pesquisa que visa sintetizar e integrar os resultados de estudos sobre um tema específico, proporcionando uma compreensão mais ampla e completa do estado do conhecimento. Foram analisados 29 documentos disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre os anos de janeiro de 2023 a novembro de 2024. Os artigos foram organizados em quatro categorias: a) Educação Ambiental e formação de professores; b) Concepções de Educação Ambiental dos professores; c) Metodologias para o desenvolvimento da Educação Ambiental; d) Educação Ambiental, Tecnologias e mídias. A pesquisa revelou uma ampla diversidade de abordagens e investigações sobre a aplicação da Educação Ambiental (EA). Porém, embora haja essa variedade de perspectivas e enfoques na formação de professores sobre concepções de Educação Ambiental, o número de publicações relacionadas a integração de tecnologias digitais na formação de professores na EA é relativamente quando comparado ao levantamento das publicações nos anos supracitados, destacando, assim, a necessidade de um aprofundamento teórico e prático nesse campo. Percebeu-se que ainda há muito que evoluir no que diz respeito à inserção da EA nos cursos de formação de professores e a exploração de estratégias pedagógicas e o uso das tecnologias digitais, de modo a possibilitar aos professores se colocarem como atores de transformação da sua prática pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration166pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5532pt_BR
dc.orcid.putcode178499514-
dc.crossref.doibatchid2301be4e-78cc-4ff6-81f5-74993348acf9-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAmbientalFormação.pdfDissertação5.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons