Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente.
Autor: Cardoso, Laura Cibele Rodrigues
Primer orientador: Silva, Cirlei Evangelista
Primer miembro de la banca: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Segundo miembro de la banca: Assis, Fernanda Bernardes de
Resumen: A Educação Infantil é um campo educativo em constante evolução, apresentando desafios e oportunidades que influenciam a prática e a percepção das professoras que atuam nesta etapa da educação básica. O presente trabalho se propos refletir sobre o processo de constituição da professora na Educação Infantil. Buscou-se compreender como se desenvolve este processo, verificando como se deu a constituição da docência, a formação e a atuação das professoras para atuarem nesse nível de ensino, focando na profissionalização e na construção da identidade docente. A partir da abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases Periódicos Capes e Sciello, sendo que as informações foram analisadas utilizando-se a Análise de Conteúdo. Estudos evidenciam que a formação continuada e o reconhecimento social são fatores cruciais para o fortalecimento da identidade docente e para a melhoria da qualidade educacional oferecida. Este trabalho revisita essas concepções, promovendo uma reflexão crítica sobre o papel das professoras e os caminhos para a constituição de uma docência mais consolidada e efetiva, desmitificando a concepção ainda atual de que são professoras natas. Diante disso, a pesquisa visou, a partir da revisão da literatura existente, produzir reflexões e questionamentos críticos, bem como fornecer subsídios que possam orientar políticas educacionais e práticas pedagógicas futuras.
Palabras clave: Professoras
Teachers
Educação Infantil
Early Childhood
Constituição da Docência
Education
Teaching Constitution
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARDOSO, Laura Cibele Rodrigues. O processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598
Fecha de defensa: 6-dic-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProcessoConstituiçãoDocência.pdfTCC502.98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons