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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | O processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente. |
| Autor: | Cardoso, Laura Cibele Rodrigues |
| Primer orientador: | Silva, Cirlei Evangelista |
| Primer miembro de la banca: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
| Segundo miembro de la banca: | Assis, Fernanda Bernardes de |
| Resumen: | A Educação Infantil é um campo educativo em constante evolução, apresentando desafios e oportunidades que influenciam a prática e a percepção das professoras que atuam nesta etapa da educação básica. O presente trabalho se propos refletir sobre o processo de constituição da professora na Educação Infantil. Buscou-se compreender como se desenvolve este processo, verificando como se deu a constituição da docência, a formação e a atuação das professoras para atuarem nesse nível de ensino, focando na profissionalização e na construção da identidade docente. A partir da abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases Periódicos Capes e Sciello, sendo que as informações foram analisadas utilizando-se a Análise de Conteúdo. Estudos evidenciam que a formação continuada e o reconhecimento social são fatores cruciais para o fortalecimento da identidade docente e para a melhoria da qualidade educacional oferecida. Este trabalho revisita essas concepções, promovendo uma reflexão crítica sobre o papel das professoras e os caminhos para a constituição de uma docência mais consolidada e efetiva, desmitificando a concepção ainda atual de que são professoras natas. Diante disso, a pesquisa visou, a partir da revisão da literatura existente, produzir reflexões e questionamentos críticos, bem como fornecer subsídios que possam orientar políticas educacionais e práticas pedagógicas futuras. |
| Palabras clave: | Professoras Teachers Educação Infantil Early Childhood Constituição da Docência Education Teaching Constitution |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | CARDOSO, Laura Cibele Rodrigues. O processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598 |
| Fecha de defensa: | 6-dic-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
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