Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente.
Author: Cardoso, Laura Cibele Rodrigues
First Advisor: Silva, Cirlei Evangelista
First member of the Committee: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Second member of the Committee: Assis, Fernanda Bernardes de
Summary: A Educação Infantil é um campo educativo em constante evolução, apresentando desafios e oportunidades que influenciam a prática e a percepção das professoras que atuam nesta etapa da educação básica. O presente trabalho se propos refletir sobre o processo de constituição da professora na Educação Infantil. Buscou-se compreender como se desenvolve este processo, verificando como se deu a constituição da docência, a formação e a atuação das professoras para atuarem nesse nível de ensino, focando na profissionalização e na construção da identidade docente. A partir da abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases Periódicos Capes e Sciello, sendo que as informações foram analisadas utilizando-se a Análise de Conteúdo. Estudos evidenciam que a formação continuada e o reconhecimento social são fatores cruciais para o fortalecimento da identidade docente e para a melhoria da qualidade educacional oferecida. Este trabalho revisita essas concepções, promovendo uma reflexão crítica sobre o papel das professoras e os caminhos para a constituição de uma docência mais consolidada e efetiva, desmitificando a concepção ainda atual de que são professoras natas. Diante disso, a pesquisa visou, a partir da revisão da literatura existente, produzir reflexões e questionamentos críticos, bem como fornecer subsídios que possam orientar políticas educacionais e práticas pedagógicas futuras.
Keywords: Professoras
Teachers
Educação Infantil
Early Childhood
Constituição da Docência
Education
Teaching Constitution
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARDOSO, Laura Cibele Rodrigues. O processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598
Date of defense: 6-Dec-2024
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoConstituiçãoDocência.pdfTCC502.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons