Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Cardoso, Laura Cibele Rodrigues | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-21T11:42:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-21T11:42:59Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
| dc.identifier.citation | CARDOSO, Laura Cibele Rodrigues. O processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Professoras | pt_BR |
| dc.subject | Teachers | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Early Childhood | pt_BR |
| dc.subject | Constituição da Docência | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Teaching Constitution | pt_BR |
| dc.title | O processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Cirlei Evangelista | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=BC9FE7949BA8FE8FF8D646ACB79EEF02.buscatextual_0 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Assis, Fernanda Bernardes de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745363P7&tokenCaptchar=03AFcWeA40O235e1ATrml1iwLIOM4HBF8WeP-5WlTSSkpSJ92UaimIQR4Oqx6sbSQIAr25pWrg_GC8gWdEvrjr0FKBrccDj1COxWpgRwM7Gxmu_Fz9kIIzP7uR6uIUccQN-G4IOxKc9r-x5NkqlYsPg4qLssJLUCu0_P0wvD3EPXjXn-OKuVt62L6lWE2Bc0GzcISXjWPgFRwrHoMyk3JKOtYhHcNs4L_OTSPuWsa8sRyP7YFGmn9xKD3E-WMNVfvgyjcWEgOyGZAnJWabx61jEFZhN3jhQfO_CCN2sHxRQ313W-HlE0Q5LP4hqTuLIXtqLDbQu7usuA6unUnyLQFc7MPzENZvsysDzk2zDi7gZqBoCehj4pG36blP7G-hsLs3bIAYIJzaPlxWTEaLe-ePDvkOdm6BeaW_zWggWOMC_yCb_lr6IQzrZR_4arRQh8Mo4oTbHrLZfWnnzHc3LcZSPn6PcittuH217o-LzhzzeIxFnD09m1OBlLlkTXQrlLfEfypts_TE5ERgjUZReNk7ysnfICMgT4CU6DvuwNGvk_ggSVxWUI-AYj7LCnZ00tDjdYNsDy7ihiRiSSlO_zswFfzRrgXkH69lYdHDauj-_2o04ytEZbqDS161MfEVppgTVLUk4Uc2rPhC8sP4gq8kyytrVs_RZsuhnS43ys7yKCCNJZBEf8zQDNODVm2xievVbGVqctR78Dsh1UGlhymAY_jm8IZaQFTQEY5ZX-aIuPGBGmKYIj6lZG1Y6FOugodllYx0yrxjFX4rU0aJMXdcrAg01w6cZH1Gwu8b9S6TfLI1wq5E2ob8OpUvk9lkEIAd98TWhz4Ox2uSft5AX1RGv_ki7S6fAW9sMajBEduTnsba-6NrGnb_Hm0gduUUfKEVj1R0A_pbiRL8BIE0E_exP8NwvN-YQzdWQtG8C7I_csIitJFOrmee2s0 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Educação Infantil é um campo educativo em constante evolução, apresentando desafios e oportunidades que influenciam a prática e a percepção das professoras que atuam nesta etapa da educação básica. O presente trabalho se propos refletir sobre o processo de constituição da professora na Educação Infantil. Buscou-se compreender como se desenvolve este processo, verificando como se deu a constituição da docência, a formação e a atuação das professoras para atuarem nesse nível de ensino, focando na profissionalização e na construção da identidade docente. A partir da abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases Periódicos Capes e Sciello, sendo que as informações foram analisadas utilizando-se a Análise de Conteúdo. Estudos evidenciam que a formação continuada e o reconhecimento social são fatores cruciais para o fortalecimento da identidade docente e para a melhoria da qualidade educacional oferecida. Este trabalho revisita essas concepções, promovendo uma reflexão crítica sobre o papel das professoras e os caminhos para a constituição de uma docência mais consolidada e efetiva, desmitificando a concepção ainda atual de que são professoras natas. Diante disso, a pesquisa visou, a partir da revisão da literatura existente, produzir reflexões e questionamentos críticos, bem como fornecer subsídios que possam orientar políticas educacionais e práticas pedagógicas futuras. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Psicologia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ProcessoConstituiçãoDocência.pdf | TCC | 502.98 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
