Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Laura Cibele Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-01-21T11:42:59Z-
dc.date.available2025-01-21T11:42:59Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationCARDOSO, Laura Cibele Rodrigues. O processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44598-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhoodpt_BR
dc.subjectConstituição da Docênciapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeaching Constitutionpt_BR
dc.titleO processo de constituição da docência na educação infantil: do mito da educadora nata à profissionalização e identidade docente.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cirlei Evangelista-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=BC9FE7949BA8FE8FF8D646ACB79EEF02.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Fernanda Bernardes de-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745363P7&tokenCaptchar=03AFcWeA40O235e1ATrml1iwLIOM4HBF8WeP-5WlTSSkpSJ92UaimIQR4Oqx6sbSQIAr25pWrg_GC8gWdEvrjr0FKBrccDj1COxWpgRwM7Gxmu_Fz9kIIzP7uR6uIUccQN-G4IOxKc9r-x5NkqlYsPg4qLssJLUCu0_P0wvD3EPXjXn-OKuVt62L6lWE2Bc0GzcISXjWPgFRwrHoMyk3JKOtYhHcNs4L_OTSPuWsa8sRyP7YFGmn9xKD3E-WMNVfvgyjcWEgOyGZAnJWabx61jEFZhN3jhQfO_CCN2sHxRQ313W-HlE0Q5LP4hqTuLIXtqLDbQu7usuA6unUnyLQFc7MPzENZvsysDzk2zDi7gZqBoCehj4pG36blP7G-hsLs3bIAYIJzaPlxWTEaLe-ePDvkOdm6BeaW_zWggWOMC_yCb_lr6IQzrZR_4arRQh8Mo4oTbHrLZfWnnzHc3LcZSPn6PcittuH217o-LzhzzeIxFnD09m1OBlLlkTXQrlLfEfypts_TE5ERgjUZReNk7ysnfICMgT4CU6DvuwNGvk_ggSVxWUI-AYj7LCnZ00tDjdYNsDy7ihiRiSSlO_zswFfzRrgXkH69lYdHDauj-_2o04ytEZbqDS161MfEVppgTVLUk4Uc2rPhC8sP4gq8kyytrVs_RZsuhnS43ys7yKCCNJZBEf8zQDNODVm2xievVbGVqctR78Dsh1UGlhymAY_jm8IZaQFTQEY5ZX-aIuPGBGmKYIj6lZG1Y6FOugodllYx0yrxjFX4rU0aJMXdcrAg01w6cZH1Gwu8b9S6TfLI1wq5E2ob8OpUvk9lkEIAd98TWhz4Ox2uSft5AX1RGv_ki7S6fAW9sMajBEduTnsba-6NrGnb_Hm0gduUUfKEVj1R0A_pbiRL8BIE0E_exP8NwvN-YQzdWQtG8C7I_csIitJFOrmee2s0pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Infantil é um campo educativo em constante evolução, apresentando desafios e oportunidades que influenciam a prática e a percepção das professoras que atuam nesta etapa da educação básica. O presente trabalho se propos refletir sobre o processo de constituição da professora na Educação Infantil. Buscou-se compreender como se desenvolve este processo, verificando como se deu a constituição da docência, a formação e a atuação das professoras para atuarem nesse nível de ensino, focando na profissionalização e na construção da identidade docente. A partir da abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases Periódicos Capes e Sciello, sendo que as informações foram analisadas utilizando-se a Análise de Conteúdo. Estudos evidenciam que a formação continuada e o reconhecimento social são fatores cruciais para o fortalecimento da identidade docente e para a melhoria da qualidade educacional oferecida. Este trabalho revisita essas concepções, promovendo uma reflexão crítica sobre o papel das professoras e os caminhos para a constituição de uma docência mais consolidada e efetiva, desmitificando a concepção ainda atual de que são professoras natas. Diante disso, a pesquisa visou, a partir da revisão da literatura existente, produzir reflexões e questionamentos críticos, bem como fornecer subsídios que possam orientar políticas educacionais e práticas pedagógicas futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoConstituiçãoDocência.pdfTCC502.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons