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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44553
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-4015-2687 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Efeitos do feedback positivo na aprendizagem do arremesso de lance livre do basquetebol |
Título(s) alternativo(s): | Effects of positive feedback on learning to shoot free throws in basketball |
Autor(es): | Santos, Leticia Leal |
Primeiro orientador: | Drews, Ricardo |
Primeiro membro da banca: | Nunes, Sergio Inácio |
Segundo membro da banca: | Nunes, João Elias Dias |
Resumo: | Diversos estudos evidenciam a importância da motivação na aprendizagem motora. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do feedback positivo, na forma de elogios ao bom desempenho, na aprendizagem motora. Trinta e quatro adultos de ambos os sexos, com idade média de 24,83 (DP: 2,64) anos, foram distribuídos em dois grupos – feedback positivo (FP) e controle (sem fornecimento de feedback positivo) – e realizaram a tarefa de arremessar uma bola de basquete de peso padrão (0,62 kg) de uma distância de lance livre regulamentar (4,57 m), com o objetivo principal de acertar a cesta com precisão. Os participantes realizaram inicialmente uma fase de pré-teste com 5 arremessos, seguida de 50 tentativas na fase de aquisição, sendo que nela o grupo FP recebeu diferentes feedbacks positivos a cada bloco de 5 tentativas. Após 24 horas, ambos os grupos realizaram testes de retenção e transferência sem o fornecimento de qualquer feedback. Questionários de autoeficácia foram aplicados para medir os níveis motivacionais dos participantes em diferentes fases do estudo. Os resultados não revelaram diferença entre os grupos na precisão dos arremessos e na autoeficácia em nenhuma fase do estudo. Conclui-se que o fornecimento de feedbacks positivos não levou a maiores ganhos na aprendizagem do arremesso de lance livre do basquetebol em jovens adultos. |
Abstract: | Several studies highlight the importance of motivation in motor learning. This study aimed to investigate the effects of positive feedback, in the form of praise for good performance, on motor learning. Thirty-four adults of both sexes, with an average age of 24.853 years (SD: 2.647), were divided into two groups — positive feedback (PF) and control (without positive feedback) — and performed the task of shooting a standard men's basketball (0.62 kg) from a regulation free-throw distance (4.57 m), with the main goal being to make accurate shots. The participants initially completed a pre-test phase with 5 shots, followed by 50 attempts in the acquisition phase, during which the PF group received various positive feedbacks every block of 5 attempts. After 24 hours, both groups performed retention and transfer tests without any feedback. Self-efficacy questionnaires were administered to measure the participants' motivational levels at different stages of the study. The results did not reveal any differences between the groups in terms of shot accuracy or self-efficacy at any stage of the study. It was concluded that providing positive feedback did not lead to greater gains in free-throw learning in basketball among young adults. |
Palavras-chave: | Aprendizagem motora; Motivação, Esporte; Autoeficácia. Motor learning; Motivation; Sport; Self-efficacy |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Leticia Leal. Efeitos do feedback positivo na aprendizagem do arremesso de lance livre do basquetebol . 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44553 |
Data de defesa: | 22-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
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