Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44553
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4015-2687
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Efeitos do feedback positivo na aprendizagem do arremesso de lance livre do basquetebol
Alternate title (s): Effects of positive feedback on learning to shoot free throws in basketball
Author: Santos, Leticia Leal
First Advisor: Drews, Ricardo
First member of the Committee: Nunes, Sergio Inácio
Second member of the Committee: Nunes, João Elias Dias
Summary: Diversos estudos evidenciam a importância da motivação na aprendizagem motora. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do feedback positivo, na forma de elogios ao bom desempenho, na aprendizagem motora. Trinta e quatro adultos de ambos os sexos, com idade média de 24,83 (DP: 2,64) anos, foram distribuídos em dois grupos – feedback positivo (FP) e controle (sem fornecimento de feedback positivo) – e realizaram a tarefa de arremessar uma bola de basquete de peso padrão (0,62 kg) de uma distância de lance livre regulamentar (4,57 m), com o objetivo principal de acertar a cesta com precisão. Os participantes realizaram inicialmente uma fase de pré-teste com 5 arremessos, seguida de 50 tentativas na fase de aquisição, sendo que nela o grupo FP recebeu diferentes feedbacks positivos a cada bloco de 5 tentativas. Após 24 horas, ambos os grupos realizaram testes de retenção e transferência sem o fornecimento de qualquer feedback. Questionários de autoeficácia foram aplicados para medir os níveis motivacionais dos participantes em diferentes fases do estudo. Os resultados não revelaram diferença entre os grupos na precisão dos arremessos e na autoeficácia em nenhuma fase do estudo. Conclui-se que o fornecimento de feedbacks positivos não levou a maiores ganhos na aprendizagem do arremesso de lance livre do basquetebol em jovens adultos.
Abstract: Several studies highlight the importance of motivation in motor learning. This study aimed to investigate the effects of positive feedback, in the form of praise for good performance, on motor learning. Thirty-four adults of both sexes, with an average age of 24.853 years (SD: 2.647), were divided into two groups — positive feedback (PF) and control (without positive feedback) — and performed the task of shooting a standard men's basketball (0.62 kg) from a regulation free-throw distance (4.57 m), with the main goal being to make accurate shots. The participants initially completed a pre-test phase with 5 shots, followed by 50 attempts in the acquisition phase, during which the PF group received various positive feedbacks every block of 5 attempts. After 24 hours, both groups performed retention and transfer tests without any feedback. Self-efficacy questionnaires were administered to measure the participants' motivational levels at different stages of the study. The results did not reveal any differences between the groups in terms of shot accuracy or self-efficacy at any stage of the study. It was concluded that providing positive feedback did not lead to greater gains in free-throw learning in basketball among young adults.
Keywords: Aprendizagem motora; Motivação, Esporte; Autoeficácia.
Motor learning; Motivation; Sport; Self-efficacy
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Leticia Leal. Efeitos do feedback positivo na aprendizagem do arremesso de lance livre do basquetebol . 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44553
Date of defense: 22-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitosFeedbackPositivo.pdfTCC579.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons