Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44356
ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-3106-9287 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aspectos gerais quanto à formulação de itens de matemática no contexto do Enem |
Autor(es): | Araújo, Bruno Pádua |
Primeiro orientador: | Junior, Walter dos Santos Motta |
Primeiro membro da banca: | Bertoloto, Fábio José |
Segundo membro da banca: | Fêmina, Lígia Lais |
Terceiro membro da banca: | Junior, Walter dos Santos Motta |
Resumo: | Nosso objetivo central neste trabalho é analisar e exemplificar a construção de itens de acordo com a Matriz de Referência na área de Matemática e suas Tecnologias vinculadas ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Essa matriz, dividida entre competências e habilidades, se constitui no elemento norteador do processo de elaboração de itens desse exame. Também objetivamos traçar algumas comparações entre o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a Teoria Clássica dos Testes (TCT) nos processos usuais de avaliação quando do ingresso de estudantes no ensino superior. Finalmente, vamos destacar alguns aspectos presentes na ação de revisão dos itens, os quais validam ou descartam propostas de itens apresentadas ao Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP, e caracterizar a coerência exigida na elaboração de distratores de alguns itens presentes no ENEM 2020. |
Abstract: | Our central objective in this work is to analyze and exemplify the construction of items according to the Reference Matrix in the area of Mathematics and its Technologies linked to the National Secondary Education Examination – ENEM. This matrix, divided into competences and abilities, constitutes the guiding element in the process of preparing items for this exam. We also aimed to draw some comparisons between the use of the Item Response Theory (IRT) and the Classical Test Theory (TCT) in the usual evaluation processes when students enter higher education. Finally, we will highlight some aspects present in the item review action, which validate or discard item proposals presented to the National Bank of Items (BNI) of INEP, and characterize the coherence required in the elaboration of distractors of some items present in ENEM 2020. |
Palavras-chave: | TRI; Matriz de referência; Distratores. Reference Matrix; Distractor. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ARAÚJO, Bruno Pádua. Aspectos gerais quanto à formulação de itens de matemática no contexto do Enem. 2023. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44356 |
Data de defesa: | 2-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bruno - Final - Repositório.pdf | TCC | 4.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons