Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44356
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Bruno Pádua | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T16:20:36Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T16:20:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Bruno Pádua. Aspectos gerais quanto à formulação de itens de matemática no contexto do Enem. 2023. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44356 | - |
dc.description.abstract | Our central objective in this work is to analyze and exemplify the construction of items according to the Reference Matrix in the area of Mathematics and its Technologies linked to the National Secondary Education Examination – ENEM. This matrix, divided into competences and abilities, constitutes the guiding element in the process of preparing items for this exam. We also aimed to draw some comparisons between the use of the Item Response Theory (IRT) and the Classical Test Theory (TCT) in the usual evaluation processes when students enter higher education. Finally, we will highlight some aspects present in the item review action, which validate or discard item proposals presented to the National Bank of Items (BNI) of INEP, and characterize the coherence required in the elaboration of distractors of some items present in ENEM 2020. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | TRI; Matriz de referência; Distratores. | pt_BR |
dc.subject | Reference Matrix; Distractor. | pt_BR |
dc.title | Aspectos gerais quanto à formulação de itens de matemática no contexto do Enem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Junior, Walter dos Santos Motta | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0942874751442245 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bertoloto, Fábio José | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6413209139727471 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fêmina, Lígia Lais | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9459669871006143 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Junior, Walter dos Santos Motta | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0942874751442245 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Nosso objetivo central neste trabalho é analisar e exemplificar a construção de itens de acordo com a Matriz de Referência na área de Matemática e suas Tecnologias vinculadas ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Essa matriz, dividida entre competências e habilidades, se constitui no elemento norteador do processo de elaboração de itens desse exame. Também objetivamos traçar algumas comparações entre o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a Teoria Clássica dos Testes (TCT) nos processos usuais de avaliação quando do ingresso de estudantes no ensino superior. Finalmente, vamos destacar alguns aspectos presentes na ação de revisão dos itens, os quais validam ou descartam propostas de itens apresentadas ao Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP, e caracterizar a coerência exigida na elaboração de distratores de alguns itens presentes no ENEM 2020. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 57 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 173924746 | - |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bruno - Final - Repositório.pdf | TCC | 4.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License