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dc.creatorAraújo, Bruno Pádua-
dc.date.accessioned2024-12-16T16:20:36Z-
dc.date.available2024-12-16T16:20:36Z-
dc.date.issued2023-08-02-
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruno Pádua. Aspectos gerais quanto à formulação de itens de matemática no contexto do Enem. 2023. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44356-
dc.description.abstractOur central objective in this work is to analyze and exemplify the construction of items according to the Reference Matrix in the area of Mathematics and its Technologies linked to the National Secondary Education Examination – ENEM. This matrix, divided into competences and abilities, constitutes the guiding element in the process of preparing items for this exam. We also aimed to draw some comparisons between the use of the Item Response Theory (IRT) and the Classical Test Theory (TCT) in the usual evaluation processes when students enter higher education. Finally, we will highlight some aspects present in the item review action, which validate or discard item proposals presented to the National Bank of Items (BNI) of INEP, and characterize the coherence required in the elaboration of distractors of some items present in ENEM 2020.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTRI; Matriz de referência; Distratores.pt_BR
dc.subjectReference Matrix; Distractor.pt_BR
dc.titleAspectos gerais quanto à formulação de itens de matemática no contexto do Enempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Junior, Walter dos Santos Motta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0942874751442245pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoloto, Fábio José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413209139727471pt_BR
dc.contributor.referee2Fêmina, Lígia Lais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459669871006143pt_BR
dc.contributor.referee3Junior, Walter dos Santos Motta-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0942874751442245pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNosso objetivo central neste trabalho é analisar e exemplificar a construção de itens de acordo com a Matriz de Referência na área de Matemática e suas Tecnologias vinculadas ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Essa matriz, dividida entre competências e habilidades, se constitui no elemento norteador do processo de elaboração de itens desse exame. Também objetivamos traçar algumas comparações entre o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a Teoria Clássica dos Testes (TCT) nos processos usuais de avaliação quando do ingresso de estudantes no ensino superior. Finalmente, vamos destacar alguns aspectos presentes na ação de revisão dos itens, os quais validam ou descartam propostas de itens apresentadas ao Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP, e caracterizar a coerência exigida na elaboração de distratores de alguns itens presentes no ENEM 2020.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode173924746-
Appears in Collections:TCC - Matemática

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