Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44356
ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-3106-9287 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aspectos gerais quanto à formulação de itens de matemática no contexto do Enem |
Autor: | Araújo, Bruno Pádua |
Primer orientador: | Junior, Walter dos Santos Motta |
Primer miembro de la banca: | Bertoloto, Fábio José |
Segundo miembro de la banca: | Fêmina, Lígia Lais |
Tercer miembro de la banca: | Junior, Walter dos Santos Motta |
Resumen: | Nosso objetivo central neste trabalho é analisar e exemplificar a construção de itens de acordo com a Matriz de Referência na área de Matemática e suas Tecnologias vinculadas ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Essa matriz, dividida entre competências e habilidades, se constitui no elemento norteador do processo de elaboração de itens desse exame. Também objetivamos traçar algumas comparações entre o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a Teoria Clássica dos Testes (TCT) nos processos usuais de avaliação quando do ingresso de estudantes no ensino superior. Finalmente, vamos destacar alguns aspectos presentes na ação de revisão dos itens, os quais validam ou descartam propostas de itens apresentadas ao Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP, e caracterizar a coerência exigida na elaboração de distratores de alguns itens presentes no ENEM 2020. |
Abstract: | Our central objective in this work is to analyze and exemplify the construction of items according to the Reference Matrix in the area of Mathematics and its Technologies linked to the National Secondary Education Examination – ENEM. This matrix, divided into competences and abilities, constitutes the guiding element in the process of preparing items for this exam. We also aimed to draw some comparisons between the use of the Item Response Theory (IRT) and the Classical Test Theory (TCT) in the usual evaluation processes when students enter higher education. Finally, we will highlight some aspects present in the item review action, which validate or discard item proposals presented to the National Bank of Items (BNI) of INEP, and characterize the coherence required in the elaboration of distractors of some items present in ENEM 2020. |
Palabras clave: | TRI; Matriz de referência; Distratores. Reference Matrix; Distractor. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ARAÚJO, Bruno Pádua. Aspectos gerais quanto à formulação de itens de matemática no contexto do Enem. 2023. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44356 |
Fecha de defensa: | 2-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bruno - Final - Repositório.pdf | TCC | 4.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons