Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44342
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7975-0917
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Geografia e arte: uma vivência entre Ensino de Geografia e Teatro na Escola Estadual Cônego Ângelo - Ituiutaba/MG
Autor(es): Chiaradia, Carlos Roberto Neves
Primeiro orientador: Silva, Jeane Medeiros
Primeiro membro da banca: Souza, Josy Dayanny Alves
Segundo membro da banca: Almeida, Andreia Cristina da Silva
Resumo: A discussão deste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma abordagem teórica sobre a interatividade entre o Ensino de Geografia e o Teatro, na Escola Estadual Cônego Ângelo – Ituiutaba/MG, apresentando está linguagem artística como uma possibilidade para ensinar os conteúdos geográficos em uma aprendizagem lúdica, participativa e significativa para os estudantes. Ao longo da discussão baseada no referencial teórico deste trabalho, ressaltamos a importância de novas abordagens na Geografia, principalmente englobando as formas de arte, visto que não há muitas pesquisas nesta área. Em síntese, colocamos o problema de pesquisa na centralidade do corpo e sua expressão artística: como a preparação do personagem encontra representações geográficas? Como as relações espaciais e sociais se representam nos roteiros? Como objetividade e imaginação se cruzam no palco enquanto manifestação de uma espacialidade? Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo principal realizar uma vivência inter-relacionando o Ensino de Geografia e o Teatro, como estratégias para ensinar os conteúdos programáticos. Para isso, empreendeu-se um estudo teórico que apresentam discussões importantes para o desenvolver do trabalho, como a abordagem do Ensino de Geografia e a própria história da educação brasileira, baseamos nas discussões propostas por Almeida et al. (2018), Mazoni, Machado e Almeida (2018), Silva, Vale e Ferreira (2002) e demais autores que buscam discutir o teatro como estratégia para o Ensino de Geografia. Ao fim desta pesquisa concluiu-se que há possibilidade de inserir o Teatro como forma de transformar o Ensino de Geografia.
Palavras-chave: Geografia
Teatro
Interdisciplinaridade
Expressão Artística
Geography Teaching
School Theater
Interdisciplinarity
Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CHIARADIA, Carlos Roberto Neves. Geografia e arte: uma vivência entre Ensino de Geografia e Teatro na Escola Estadual Cônego Ângelo - Ituiutaba/MG. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44342
Data de defesa: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeografiaArteVivência.pdfTCC3.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons