Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChiaradia, Carlos Roberto Neves-
dc.date.accessioned2024-12-16T12:40:50Z-
dc.date.available2024-12-16T12:40:50Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.citationCHIARADIA, Carlos Roberto Neves. Geografia e arte: uma vivência entre Ensino de Geografia e Teatro na Escola Estadual Cônego Ângelo - Ituiutaba/MG. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44342-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectExpressão Artísticapt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectSchool Theaterpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleGeografia e arte: uma vivência entre Ensino de Geografia e Teatro na Escola Estadual Cônego Ângelo - Ituiutaba/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004330628014974pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Josy Dayanny Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2526056181664408pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Andreia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409270362286843pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177534022260548pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA discussão deste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma abordagem teórica sobre a interatividade entre o Ensino de Geografia e o Teatro, na Escola Estadual Cônego Ângelo – Ituiutaba/MG, apresentando está linguagem artística como uma possibilidade para ensinar os conteúdos geográficos em uma aprendizagem lúdica, participativa e significativa para os estudantes. Ao longo da discussão baseada no referencial teórico deste trabalho, ressaltamos a importância de novas abordagens na Geografia, principalmente englobando as formas de arte, visto que não há muitas pesquisas nesta área. Em síntese, colocamos o problema de pesquisa na centralidade do corpo e sua expressão artística: como a preparação do personagem encontra representações geográficas? Como as relações espaciais e sociais se representam nos roteiros? Como objetividade e imaginação se cruzam no palco enquanto manifestação de uma espacialidade? Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo principal realizar uma vivência inter-relacionando o Ensino de Geografia e o Teatro, como estratégias para ensinar os conteúdos programáticos. Para isso, empreendeu-se um estudo teórico que apresentam discussões importantes para o desenvolver do trabalho, como a abordagem do Ensino de Geografia e a própria história da educação brasileira, baseamos nas discussões propostas por Almeida et al. (2018), Mazoni, Machado e Almeida (2018), Silva, Vale e Ferreira (2002) e demais autores que buscam discutir o teatro como estratégia para o Ensino de Geografia. Ao fim desta pesquisa concluiu-se que há possibilidade de inserir o Teatro como forma de transformar o Ensino de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode173922770-
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeografiaArteVivência.pdfTCC3.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons