Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44342
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7975-0917 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Geografia e arte: uma vivência entre Ensino de Geografia e Teatro na Escola Estadual Cônego Ângelo - Ituiutaba/MG |
Autor: | Chiaradia, Carlos Roberto Neves |
Primer orientador: | Silva, Jeane Medeiros |
Primer miembro de la banca: | Souza, Josy Dayanny Alves |
Segundo miembro de la banca: | Almeida, Andreia Cristina da Silva |
Resumen: | A discussão deste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma abordagem teórica sobre a interatividade entre o Ensino de Geografia e o Teatro, na Escola Estadual Cônego Ângelo – Ituiutaba/MG, apresentando está linguagem artística como uma possibilidade para ensinar os conteúdos geográficos em uma aprendizagem lúdica, participativa e significativa para os estudantes. Ao longo da discussão baseada no referencial teórico deste trabalho, ressaltamos a importância de novas abordagens na Geografia, principalmente englobando as formas de arte, visto que não há muitas pesquisas nesta área. Em síntese, colocamos o problema de pesquisa na centralidade do corpo e sua expressão artística: como a preparação do personagem encontra representações geográficas? Como as relações espaciais e sociais se representam nos roteiros? Como objetividade e imaginação se cruzam no palco enquanto manifestação de uma espacialidade? Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo principal realizar uma vivência inter-relacionando o Ensino de Geografia e o Teatro, como estratégias para ensinar os conteúdos programáticos. Para isso, empreendeu-se um estudo teórico que apresentam discussões importantes para o desenvolver do trabalho, como a abordagem do Ensino de Geografia e a própria história da educação brasileira, baseamos nas discussões propostas por Almeida et al. (2018), Mazoni, Machado e Almeida (2018), Silva, Vale e Ferreira (2002) e demais autores que buscam discutir o teatro como estratégia para o Ensino de Geografia. Ao fim desta pesquisa concluiu-se que há possibilidade de inserir o Teatro como forma de transformar o Ensino de Geografia. |
Palabras clave: | Geografia Teatro Interdisciplinaridade Expressão Artística Geography Teaching School Theater Interdisciplinarity Learning |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CHIARADIA, Carlos Roberto Neves. Geografia e arte: uma vivência entre Ensino de Geografia e Teatro na Escola Estadual Cônego Ângelo - Ituiutaba/MG. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44342 |
Fecha de defensa: | 25-oct-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GeografiaArteVivência.pdf | TCC | 3.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons