Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44342
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7975-0917
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Geografia e arte: uma vivência entre Ensino de Geografia e Teatro na Escola Estadual Cônego Ângelo - Ituiutaba/MG
Author: Chiaradia, Carlos Roberto Neves
First Advisor: Silva, Jeane Medeiros
First member of the Committee: Souza, Josy Dayanny Alves
Second member of the Committee: Almeida, Andreia Cristina da Silva
Summary: A discussão deste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma abordagem teórica sobre a interatividade entre o Ensino de Geografia e o Teatro, na Escola Estadual Cônego Ângelo – Ituiutaba/MG, apresentando está linguagem artística como uma possibilidade para ensinar os conteúdos geográficos em uma aprendizagem lúdica, participativa e significativa para os estudantes. Ao longo da discussão baseada no referencial teórico deste trabalho, ressaltamos a importância de novas abordagens na Geografia, principalmente englobando as formas de arte, visto que não há muitas pesquisas nesta área. Em síntese, colocamos o problema de pesquisa na centralidade do corpo e sua expressão artística: como a preparação do personagem encontra representações geográficas? Como as relações espaciais e sociais se representam nos roteiros? Como objetividade e imaginação se cruzam no palco enquanto manifestação de uma espacialidade? Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo principal realizar uma vivência inter-relacionando o Ensino de Geografia e o Teatro, como estratégias para ensinar os conteúdos programáticos. Para isso, empreendeu-se um estudo teórico que apresentam discussões importantes para o desenvolver do trabalho, como a abordagem do Ensino de Geografia e a própria história da educação brasileira, baseamos nas discussões propostas por Almeida et al. (2018), Mazoni, Machado e Almeida (2018), Silva, Vale e Ferreira (2002) e demais autores que buscam discutir o teatro como estratégia para o Ensino de Geografia. Ao fim desta pesquisa concluiu-se que há possibilidade de inserir o Teatro como forma de transformar o Ensino de Geografia.
Keywords: Geografia
Teatro
Interdisciplinaridade
Expressão Artística
Geography Teaching
School Theater
Interdisciplinarity
Learning
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CHIARADIA, Carlos Roberto Neves. Geografia e arte: uma vivência entre Ensino de Geografia e Teatro na Escola Estadual Cônego Ângelo - Ituiutaba/MG. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44342
Date of defense: 25-Oct-2024
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeografiaArteVivência.pdfTCC3.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons