Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44303
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-3983-9782
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: “A jornada do herói”: Uma análise sobre a representação da figura de Miyamoto Musashi, o maior samurai do Japão, a partir do mangá Vagabond.
Título (s) alternativo (s): “The Hero’s Journey”: An analysis of the representation of the figure of Miyamoto Musashi, Japan’s greatest samurai, from the manga Vagabond.
Autor: Xavier, João Vittor Tomás
Primer orientador: Luz, Guilherme Amaral
Primer miembro de la banca: Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo
Segundo miembro de la banca: Bueno, Pablo Lacerda
Resumen: O presente trabalho busca analisar as possibilidades da adoção do mangá no ensino de História, utilizando-se especificamente da obra Vagabond para a compreensão da história japonesa do período Edo. Em conjunto, o trabalho busca explorar a estrutura de linguagem mitológica do monomito ou da Jornada do Herói nos termos de Joseph Campbell analisando como ela aparece no mangá Vagabond e na série Miyamoto Musashi dirigida por Uchida, uma vez que essa estrutura se mostra presente para recuperarmos os valores e conotações da representação do samurai na cultura de massas contemporânea. Conclui-se este trabalho afirmando-se a importância da criação de novas metodologias de ensino e as vantagens do uso de mangás e histórias em quadrinhos na educação para um aprendizado mais eficiente, lúdico e dinâmico.
Abstract: This paper seeks to analyze the possibilities of adopting manga in the teaching of History, specifically using the work Vagabond to understand Japanese history during the Edo period. Additionally, it aims to explore the mythological language structure of the monomyth or Hero’s Journey, in the terms of Joseph Campbell, by analyzing how it appears in Vagabond and in the Miyamoto Musashi series directed by Uchida. This structure is present as a way to recover the values and connotations of the samurai’s representation in contemporary mass culture. The paper concludes by affirming the importance of creating new teaching methodologies and the advantages of using manga and comics in education for a more efficient, playful, and dynamic learning experience.
Palabras clave: Ensino de História
: History Teaching
Mangás
Manga
Quadrinhos
Comics
Vagabond
Vagabond
Monomito
Monomyth
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: XAVIER, João Vittor Tomás. “A jornada do herói”: Uma análise sobre a representação da figura de Miyamoto Musashi, o maior samurai do Japão, a partir do mangá Vagabond. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44303
Fecha de defensa: 18-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JornadaHeróiAnálise.pdfTCC3.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.