Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44303
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-3983-9782 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | “A jornada do herói”: Uma análise sobre a representação da figura de Miyamoto Musashi, o maior samurai do Japão, a partir do mangá Vagabond. |
Título (s) alternativo (s): | “The Hero’s Journey”: An analysis of the representation of the figure of Miyamoto Musashi, Japan’s greatest samurai, from the manga Vagabond. |
Autor: | Xavier, João Vittor Tomás |
Primer orientador: | Luz, Guilherme Amaral |
Primer miembro de la banca: | Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo |
Segundo miembro de la banca: | Bueno, Pablo Lacerda |
Resumen: | O presente trabalho busca analisar as possibilidades da adoção do mangá no ensino de História, utilizando-se especificamente da obra Vagabond para a compreensão da história japonesa do período Edo. Em conjunto, o trabalho busca explorar a estrutura de linguagem mitológica do monomito ou da Jornada do Herói nos termos de Joseph Campbell analisando como ela aparece no mangá Vagabond e na série Miyamoto Musashi dirigida por Uchida, uma vez que essa estrutura se mostra presente para recuperarmos os valores e conotações da representação do samurai na cultura de massas contemporânea. Conclui-se este trabalho afirmando-se a importância da criação de novas metodologias de ensino e as vantagens do uso de mangás e histórias em quadrinhos na educação para um aprendizado mais eficiente, lúdico e dinâmico. |
Abstract: | This paper seeks to analyze the possibilities of adopting manga in the teaching of History, specifically using the work Vagabond to understand Japanese history during the Edo period. Additionally, it aims to explore the mythological language structure of the monomyth or Hero’s Journey, in the terms of Joseph Campbell, by analyzing how it appears in Vagabond and in the Miyamoto Musashi series directed by Uchida. This structure is present as a way to recover the values and connotations of the samurai’s representation in contemporary mass culture. The paper concludes by affirming the importance of creating new teaching methodologies and the advantages of using manga and comics in education for a more efficient, playful, and dynamic learning experience. |
Palabras clave: | Ensino de História : History Teaching Mangás Manga Quadrinhos Comics Vagabond Vagabond Monomito Monomyth |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | XAVIER, João Vittor Tomás. “A jornada do herói”: Uma análise sobre a representação da figura de Miyamoto Musashi, o maior samurai do Japão, a partir do mangá Vagabond. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44303 |
Fecha de defensa: | 18-nov-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JornadaHeróiAnálise.pdf | TCC | 3.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.