Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44303
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Xavier, João Vittor Tomás | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T12:35:20Z | - |
dc.date.available | 2024-12-12T12:35:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, João Vittor Tomás. “A jornada do herói”: Uma análise sobre a representação da figura de Miyamoto Musashi, o maior samurai do Japão, a partir do mangá Vagabond. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44303 | - |
dc.description.abstract | This paper seeks to analyze the possibilities of adopting manga in the teaching of History, specifically using the work Vagabond to understand Japanese history during the Edo period. Additionally, it aims to explore the mythological language structure of the monomyth or Hero’s Journey, in the terms of Joseph Campbell, by analyzing how it appears in Vagabond and in the Miyamoto Musashi series directed by Uchida. This structure is present as a way to recover the values and connotations of the samurai’s representation in contemporary mass culture. The paper concludes by affirming the importance of creating new teaching methodologies and the advantages of using manga and comics in education for a more efficient, playful, and dynamic learning experience. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | : History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Mangás | pt_BR |
dc.subject | Manga | pt_BR |
dc.subject | Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Comics | pt_BR |
dc.subject | Vagabond | pt_BR |
dc.subject | Vagabond | pt_BR |
dc.subject | Monomito | pt_BR |
dc.subject | Monomyth | pt_BR |
dc.title | “A jornada do herói”: Uma análise sobre a representação da figura de Miyamoto Musashi, o maior samurai do Japão, a partir do mangá Vagabond. | pt_BR |
dc.title.alternative | “The Hero’s Journey”: An analysis of the representation of the figure of Miyamoto Musashi, Japan’s greatest samurai, from the manga Vagabond. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Luz, Guilherme Amaral | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8353039068392210 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8068581587738031 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bueno, Pablo Lacerda | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4060034413415205 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca analisar as possibilidades da adoção do mangá no ensino de História, utilizando-se especificamente da obra Vagabond para a compreensão da história japonesa do período Edo. Em conjunto, o trabalho busca explorar a estrutura de linguagem mitológica do monomito ou da Jornada do Herói nos termos de Joseph Campbell analisando como ela aparece no mangá Vagabond e na série Miyamoto Musashi dirigida por Uchida, uma vez que essa estrutura se mostra presente para recuperarmos os valores e conotações da representação do samurai na cultura de massas contemporânea. Conclui-se este trabalho afirmando-se a importância da criação de novas metodologias de ensino e as vantagens do uso de mangás e histórias em quadrinhos na educação para um aprendizado mais eficiente, lúdico e dinâmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 73 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 173689648 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JornadaHeróiAnálise.pdf | TCC | 3.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.