Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de História
Autor(es): Paula, Marina Silva de
Primeiro orientador: Correia, Iara Toscano
Primeiro membro da banca: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Segundo membro da banca: Souza, Ryhã Henrique Caetano
Resumo: O estudo dos jogos para o ensino é um campo vasto de possibilidades. Acredita-se na importância de refletir sobre o tema, que vem sendo objeto de estudos em diferentes áreas do saber, inclusive da História. Dentre as discussões, podemos elencar a importância dos jogos como expressão cultural presente em diferentes etapas e áreas da vida. Somando-se a isso, o debate que busca compreender os jogos, enriquece a narrativa em defesa de uma abordagem lúdica. Entretanto, buscar compreender os jogos no ambiente da sala de aula é de extrema relevância, especialmente quando estamos tratando das possibilidades e desafios referente aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem por intuito refletir acerca de uma experiência realizada em sala de aula, na escola estadual Felisberto Alves Carrejo, de Uberlândia, MG, durante participação do Programa de Residência Pedagógica – PRP. No qual se deu o desenvolvimento de uma atividade envolvendo o uso de um sistema Role Playing Game – RPG, o ‘’Jaguareté - O encontro’’, para uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. O estudo contou com uma revisão bibliográfica abrangendo RPG, jogos e ensino de História, como também a análise do material e das atividades desenvolvidas em sala de aula. Conclui-se que o RPG como ferramenta pedagógica pode e deve ser utilizado, e que não se esgota em suas múltiplas funções e possibilidades de uso, apesar dos desafios encontrados.
Palavras-chave: Residência pedagógica
Role Playing Game
Jogos
Ensino de História
Pedagogical residency
Role Playing Game
Games
Teaching History
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAULA, Marina Silva de. Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de história. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251
Data de defesa: 22-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperiênciaRpgEducação.pdfTCC1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.