Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de História |
| Autor(es): | Paula, Marina Silva de |
| Primeiro orientador: | Correia, Iara Toscano |
| Primeiro membro da banca: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
| Segundo membro da banca: | Souza, Ryhã Henrique Caetano |
| Resumo: | O estudo dos jogos para o ensino é um campo vasto de possibilidades. Acredita-se na importância de refletir sobre o tema, que vem sendo objeto de estudos em diferentes áreas do saber, inclusive da História. Dentre as discussões, podemos elencar a importância dos jogos como expressão cultural presente em diferentes etapas e áreas da vida. Somando-se a isso, o debate que busca compreender os jogos, enriquece a narrativa em defesa de uma abordagem lúdica. Entretanto, buscar compreender os jogos no ambiente da sala de aula é de extrema relevância, especialmente quando estamos tratando das possibilidades e desafios referente aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem por intuito refletir acerca de uma experiência realizada em sala de aula, na escola estadual Felisberto Alves Carrejo, de Uberlândia, MG, durante participação do Programa de Residência Pedagógica – PRP. No qual se deu o desenvolvimento de uma atividade envolvendo o uso de um sistema Role Playing Game – RPG, o ‘’Jaguareté - O encontro’’, para uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. O estudo contou com uma revisão bibliográfica abrangendo RPG, jogos e ensino de História, como também a análise do material e das atividades desenvolvidas em sala de aula. Conclui-se que o RPG como ferramenta pedagógica pode e deve ser utilizado, e que não se esgota em suas múltiplas funções e possibilidades de uso, apesar dos desafios encontrados. |
| Palavras-chave: | Residência pedagógica Role Playing Game Jogos Ensino de História Pedagogical residency Role Playing Game Games Teaching History |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | PAULA, Marina Silva de. Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de história. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251 |
| Data de defesa: | 22-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ExperiênciaRpgEducação.pdf | TCC | 1.19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
