Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de História
Author: Paula, Marina Silva de
First Advisor: Correia, Iara Toscano
First member of the Committee: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Second member of the Committee: Souza, Ryhã Henrique Caetano
Summary: O estudo dos jogos para o ensino é um campo vasto de possibilidades. Acredita-se na importância de refletir sobre o tema, que vem sendo objeto de estudos em diferentes áreas do saber, inclusive da História. Dentre as discussões, podemos elencar a importância dos jogos como expressão cultural presente em diferentes etapas e áreas da vida. Somando-se a isso, o debate que busca compreender os jogos, enriquece a narrativa em defesa de uma abordagem lúdica. Entretanto, buscar compreender os jogos no ambiente da sala de aula é de extrema relevância, especialmente quando estamos tratando das possibilidades e desafios referente aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem por intuito refletir acerca de uma experiência realizada em sala de aula, na escola estadual Felisberto Alves Carrejo, de Uberlândia, MG, durante participação do Programa de Residência Pedagógica – PRP. No qual se deu o desenvolvimento de uma atividade envolvendo o uso de um sistema Role Playing Game – RPG, o ‘’Jaguareté - O encontro’’, para uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. O estudo contou com uma revisão bibliográfica abrangendo RPG, jogos e ensino de História, como também a análise do material e das atividades desenvolvidas em sala de aula. Conclui-se que o RPG como ferramenta pedagógica pode e deve ser utilizado, e que não se esgota em suas múltiplas funções e possibilidades de uso, apesar dos desafios encontrados.
Keywords: Residência pedagógica
Role Playing Game
Jogos
Ensino de História
Pedagogical residency
Role Playing Game
Games
Teaching History
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PAULA, Marina Silva de. Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de história. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251
Date of defense: 22-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperiênciaRpgEducação.pdfTCC1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.