Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de História
Autor: Paula, Marina Silva de
Primer orientador: Correia, Iara Toscano
Primer miembro de la banca: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Segundo miembro de la banca: Souza, Ryhã Henrique Caetano
Resumen: O estudo dos jogos para o ensino é um campo vasto de possibilidades. Acredita-se na importância de refletir sobre o tema, que vem sendo objeto de estudos em diferentes áreas do saber, inclusive da História. Dentre as discussões, podemos elencar a importância dos jogos como expressão cultural presente em diferentes etapas e áreas da vida. Somando-se a isso, o debate que busca compreender os jogos, enriquece a narrativa em defesa de uma abordagem lúdica. Entretanto, buscar compreender os jogos no ambiente da sala de aula é de extrema relevância, especialmente quando estamos tratando das possibilidades e desafios referente aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem por intuito refletir acerca de uma experiência realizada em sala de aula, na escola estadual Felisberto Alves Carrejo, de Uberlândia, MG, durante participação do Programa de Residência Pedagógica – PRP. No qual se deu o desenvolvimento de uma atividade envolvendo o uso de um sistema Role Playing Game – RPG, o ‘’Jaguareté - O encontro’’, para uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. O estudo contou com uma revisão bibliográfica abrangendo RPG, jogos e ensino de História, como também a análise do material e das atividades desenvolvidas em sala de aula. Conclui-se que o RPG como ferramenta pedagógica pode e deve ser utilizado, e que não se esgota em suas múltiplas funções e possibilidades de uso, apesar dos desafios encontrados.
Palabras clave: Residência pedagógica
Role Playing Game
Jogos
Ensino de História
Pedagogical residency
Role Playing Game
Games
Teaching History
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PAULA, Marina Silva de. Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de história. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251
Fecha de defensa: 22-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ExperiênciaRpgEducação.pdfTCC1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.