Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Marina Silva de-
dc.date.accessioned2024-12-10T12:18:53Z-
dc.date.available2024-12-10T12:18:53Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationPAULA, Marina Silva de. Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de história. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectRole Playing Gamept_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPedagogical residencypt_BR
dc.subjectRole Playing Gamept_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.titleUma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Correia, Iara Toscano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279356219563508pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Ryhã Henrique Caetano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102883280571757pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo dos jogos para o ensino é um campo vasto de possibilidades. Acredita-se na importância de refletir sobre o tema, que vem sendo objeto de estudos em diferentes áreas do saber, inclusive da História. Dentre as discussões, podemos elencar a importância dos jogos como expressão cultural presente em diferentes etapas e áreas da vida. Somando-se a isso, o debate que busca compreender os jogos, enriquece a narrativa em defesa de uma abordagem lúdica. Entretanto, buscar compreender os jogos no ambiente da sala de aula é de extrema relevância, especialmente quando estamos tratando das possibilidades e desafios referente aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem por intuito refletir acerca de uma experiência realizada em sala de aula, na escola estadual Felisberto Alves Carrejo, de Uberlândia, MG, durante participação do Programa de Residência Pedagógica – PRP. No qual se deu o desenvolvimento de uma atividade envolvendo o uso de um sistema Role Playing Game – RPG, o ‘’Jaguareté - O encontro’’, para uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. O estudo contou com uma revisão bibliográfica abrangendo RPG, jogos e ensino de História, como também a análise do material e das atividades desenvolvidas em sala de aula. Conclui-se que o RPG como ferramenta pedagógica pode e deve ser utilizado, e que não se esgota em suas múltiplas funções e possibilidades de uso, apesar dos desafios encontrados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperiênciaRpgEducação.pdfTCC1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.