Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Paula, Marina Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T12:18:53Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T12:18:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Marina Silva de. Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de história. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44251 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Role Playing Game | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical residency | pt_BR |
dc.subject | Role Playing Game | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.title | Uma experiência com RPG na educação básica: por uma abordagem lúdica no ensino de História | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Correia, Iara Toscano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3279356219563508 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carmo, Maria Andréa Angelotti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0610125299025198 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Ryhã Henrique Caetano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2102883280571757 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo dos jogos para o ensino é um campo vasto de possibilidades. Acredita-se na importância de refletir sobre o tema, que vem sendo objeto de estudos em diferentes áreas do saber, inclusive da História. Dentre as discussões, podemos elencar a importância dos jogos como expressão cultural presente em diferentes etapas e áreas da vida. Somando-se a isso, o debate que busca compreender os jogos, enriquece a narrativa em defesa de uma abordagem lúdica. Entretanto, buscar compreender os jogos no ambiente da sala de aula é de extrema relevância, especialmente quando estamos tratando das possibilidades e desafios referente aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem por intuito refletir acerca de uma experiência realizada em sala de aula, na escola estadual Felisberto Alves Carrejo, de Uberlândia, MG, durante participação do Programa de Residência Pedagógica – PRP. No qual se deu o desenvolvimento de uma atividade envolvendo o uso de um sistema Role Playing Game – RPG, o ‘’Jaguareté - O encontro’’, para uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. O estudo contou com uma revisão bibliográfica abrangendo RPG, jogos e ensino de História, como também a análise do material e das atividades desenvolvidas em sala de aula. Conclui-se que o RPG como ferramenta pedagógica pode e deve ser utilizado, e que não se esgota em suas múltiplas funções e possibilidades de uso, apesar dos desafios encontrados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ExperiênciaRpgEducação.pdf | TCC | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.