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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44250
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Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Lei 10.639/2003 e as relações étnico-raciais no ensino de História: um estudo a partir do tema “escravidão” no livro didático Viver História com Leandro Karnal - 7º ano |
Título (s) alternativo (s): | Law 10.639/2003 and ethnic-racial relations in teaching History: a study based on the theme “slavery” in the textbook Viver História with Leandro Karnal - 7th grade |
Autor: | Silva, Caroline Marcolino |
Primer orientador: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
Primer miembro de la banca: | Abreu, Rosyane de Oliveira |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Gustavo de Souza |
Resumen: | Esta monografia explora a relevância da Lei 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, analisando o tema da escravidão no livro didático Viver História com Leandro Karnal - 7º Ano. O trabalho inicia com um panorama histórico das disputas que levaram à promulgação da Lei, destacando a luta dos movimentos negros brasileiros desde o período pós-abolição até os dias atuais e, adiante, são analisados os desafios para a implementação da Lei e sua importância na construção de uma educação antirracista. A pesquisa também investiga como o material didático retrata o tema da escravidão e as subjetividades que emergem dessa abordagem, refletindo sobre o papel do livro na consolidação de uma educação comprometida com as relações étnico-raciais. Ao final, o estudo enfatiza a necessidade de aprimorar o conteúdo didático para que a Lei 10.639 seja mais efetiva no combate ao racismo no ambiente escolar e na promoção de uma educação inclusiva. |
Abstract: | This monograph explores the relevance of Law 10.639/2003, which mandates the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in schools, analyzing the theme of slavery in the textbook Viver História with Leandro Karnal - 7th Grade. The work begins with a historical overview of the struggles that led to the enactment of the Law, highlighting the efforts of Brazilian Black movements from the post-abolition period to the present day. The challenges in implementing the Law and its importance in constructing anti-racist education are examined. The research also investigates how the textbook portrays the theme of slavery and the subjectivities that emerge from this approach, reflecting on the role of textbooks in fostering education focused on racial relations. Finally, the study emphasizes the need to improve didactic content so that Law 10.639 becomes more effective in combating racism in schools and promoting inclusive education. |
Palabras clave: | Lei 10.639/2003 Law 10.639/2003 Movimentos Negros Black Movements Disputas Históricas Historical Struggles Ensino de História History Teaching Relações Étnico-Raciais Racial Relations |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SILVA, Caroline Marcolino. Lei 10.639/2003 e as relações étnico-raciais no ensino de História: um estudo a partir do tema “escravidão” no livro didático Viver História com Leandro Karnal - 7º ano. 2024. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44250 |
Fecha de defensa: | 13-nov-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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