Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Caroline Marcolino-
dc.date.accessioned2024-12-10T12:13:21Z-
dc.date.available2024-12-10T12:13:21Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationSILVA, Caroline Marcolino. Lei 10.639/2003 e as relações étnico-raciais no ensino de História: um estudo a partir do tema “escravidão” no livro didático Viver História com Leandro Karnal - 7º ano. 2024. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44250-
dc.description.abstractThis monograph explores the relevance of Law 10.639/2003, which mandates the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in schools, analyzing the theme of slavery in the textbook Viver História with Leandro Karnal - 7th Grade. The work begins with a historical overview of the struggles that led to the enactment of the Law, highlighting the efforts of Brazilian Black movements from the post-abolition period to the present day. The challenges in implementing the Law and its importance in constructing anti-racist education are examined. The research also investigates how the textbook portrays the theme of slavery and the subjectivities that emerge from this approach, reflecting on the role of textbooks in fostering education focused on racial relations. Finally, the study emphasizes the need to improve didactic content so that Law 10.639 becomes more effective in combating racism in schools and promoting inclusive education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectMovimentos Negrospt_BR
dc.subjectBlack Movementspt_BR
dc.subjectDisputas Históricaspt_BR
dc.subjectHistorical Strugglespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectRacial Relationspt_BR
dc.titleLei 10.639/2003 e as relações étnico-raciais no ensino de História: um estudo a partir do tema “escravidão” no livro didático Viver História com Leandro Karnal - 7º anopt_BR
dc.title.alternativeLaw 10.639/2003 and ethnic-racial relations in teaching History: a study based on the theme “slavery” in the textbook Viver História with Leandro Karnal - 7th gradept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Rosyane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294468110497686pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Gustavo de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620627276337028pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia explora a relevância da Lei 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, analisando o tema da escravidão no livro didático Viver História com Leandro Karnal - 7º Ano. O trabalho inicia com um panorama histórico das disputas que levaram à promulgação da Lei, destacando a luta dos movimentos negros brasileiros desde o período pós-abolição até os dias atuais e, adiante, são analisados os desafios para a implementação da Lei e sua importância na construção de uma educação antirracista. A pesquisa também investiga como o material didático retrata o tema da escravidão e as subjetividades que emergem dessa abordagem, refletindo sobre o papel do livro na consolidação de uma educação comprometida com as relações étnico-raciais. Ao final, o estudo enfatiza a necessidade de aprimorar o conteúdo didático para que a Lei 10.639 seja mais efetiva no combate ao racismo no ambiente escolar e na promoção de uma educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode173535862-
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeiRelaçõesÈtnicoraciais.pdfTCC7.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.