Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarlos, Thaís Marques-
dc.date.accessioned2024-12-04T12:37:39Z-
dc.date.available2024-12-04T12:37:39Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationCARLOS, Thaís Marques.Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Psicologia Escolar: Construindo Caminhos. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44127-
dc.description.abstractThe present research aims to conduct a bibliographic review on the role of School Psychology in supporting children with Autism Spectrum Disorder (ASD), based on the cultural-historical theory proposed by Vygotsky. In addition to the theoretical review, the text includes a personal account of work experience as a support professional with children with ASD in private education networks. Considering that school is a fundamental environment for human development, the research highlights the relevance of psychologists in the school context to promote more inclusive education. The role of psychology involves mediating the learning process, ensuring the right to inclusion and education for all individuals. Both scientific studies and practical experience identified the need to involve the school’s multidisciplinary team in interventions, as effective work cannot be carried out in isolation. Vygotskian theory, discussed throughout the text, underscores the importance of mediation, the use of symbols, and the development of differentiated projects to foster potential. This approach aims to enable effective actions that ensure the inclusion of individuals with ASD in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA); Psicologia Histórico-Cultural; Inclusão; Psicologia Escolar.pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD); Cultural-Historical Psychology; Inclusion; School Psychology.pt_BR
dc.titleTranstorno do Espectro Autista (TEA) e a Psicologia Escolar: Construindo Caminhospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612994687828540pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Mônica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6621967291554577pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a atuação da Psicologia Escolar frente a crianças com TEA, tendo como base a teoria histórico-cultural proposta por Vigotski. Além da revisão teórica, o texto apresenta um relato pessoal de experiência de trabalho, como profissional de apoio com crianças com TEA em redes privadas de ensino. Considerando que a escola é um ambiente fundamental para o desenvolvimento humano, a pesquisa enfatiza a relevância do(a) psicólogo(a) no contexto escolar, a fim de promover uma educação mais inclusiva. Faz parte da atuação da psicologia mediar o processo de aprendizagem, efetivando o direito à inclusão e escolarização de todas as pessoas. Identificou-se tanto nos estudos científicos, quanto na prática, a necessidade de envolver a equipe multidisciplinar da escola na participação das intervenções, pois para que seja verdadeiramente eficaz, o trabalho não deve ser realizado de forma isolada. A teoria Vigotskiana, que será discutida durante o texto, aponta para a importância da mediação, da utilização de signos e da construção de projetos diferenciados, a fim de desenvolver potenciais, para que, assim, se torne possível ações efetivas, nas quais as pessoas com TEA sejam incluídas no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thaís Marques Carlos.pdf357.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.