Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44127
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Psicologia Escolar: Construindo Caminhos
Author: Carlos, Thaís Marques
First Advisor: Buiatti, Viviane Prado
First member of the Committee: Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim
Second member of the Committee: Cardoso, Mônica Rodrigues
Summary: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a atuação da Psicologia Escolar frente a crianças com TEA, tendo como base a teoria histórico-cultural proposta por Vigotski. Além da revisão teórica, o texto apresenta um relato pessoal de experiência de trabalho, como profissional de apoio com crianças com TEA em redes privadas de ensino. Considerando que a escola é um ambiente fundamental para o desenvolvimento humano, a pesquisa enfatiza a relevância do(a) psicólogo(a) no contexto escolar, a fim de promover uma educação mais inclusiva. Faz parte da atuação da psicologia mediar o processo de aprendizagem, efetivando o direito à inclusão e escolarização de todas as pessoas. Identificou-se tanto nos estudos científicos, quanto na prática, a necessidade de envolver a equipe multidisciplinar da escola na participação das intervenções, pois para que seja verdadeiramente eficaz, o trabalho não deve ser realizado de forma isolada. A teoria Vigotskiana, que será discutida durante o texto, aponta para a importância da mediação, da utilização de signos e da construção de projetos diferenciados, a fim de desenvolver potenciais, para que, assim, se torne possível ações efetivas, nas quais as pessoas com TEA sejam incluídas no espaço escolar.
Abstract: The present research aims to conduct a bibliographic review on the role of School Psychology in supporting children with Autism Spectrum Disorder (ASD), based on the cultural-historical theory proposed by Vygotsky. In addition to the theoretical review, the text includes a personal account of work experience as a support professional with children with ASD in private education networks. Considering that school is a fundamental environment for human development, the research highlights the relevance of psychologists in the school context to promote more inclusive education. The role of psychology involves mediating the learning process, ensuring the right to inclusion and education for all individuals. Both scientific studies and practical experience identified the need to involve the school’s multidisciplinary team in interventions, as effective work cannot be carried out in isolation. Vygotskian theory, discussed throughout the text, underscores the importance of mediation, the use of symbols, and the development of differentiated projects to foster potential. This approach aims to enable effective actions that ensure the inclusion of individuals with ASD in the school environment.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Psicologia Histórico-Cultural; Inclusão; Psicologia Escolar.
Autism Spectrum Disorder (ASD); Cultural-Historical Psychology; Inclusion; School Psychology.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARLOS, Thaís Marques.Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Psicologia Escolar: Construindo Caminhos. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44127
Date of defense: 18-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thaís Marques Carlos.pdf357.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.