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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44127
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Psicologia Escolar: Construindo Caminhos |
Autor(es): | Carlos, Thaís Marques |
Primeiro orientador: | Buiatti, Viviane Prado |
Primeiro membro da banca: | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim |
Segundo membro da banca: | Cardoso, Mônica Rodrigues |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a atuação da Psicologia Escolar frente a crianças com TEA, tendo como base a teoria histórico-cultural proposta por Vigotski. Além da revisão teórica, o texto apresenta um relato pessoal de experiência de trabalho, como profissional de apoio com crianças com TEA em redes privadas de ensino. Considerando que a escola é um ambiente fundamental para o desenvolvimento humano, a pesquisa enfatiza a relevância do(a) psicólogo(a) no contexto escolar, a fim de promover uma educação mais inclusiva. Faz parte da atuação da psicologia mediar o processo de aprendizagem, efetivando o direito à inclusão e escolarização de todas as pessoas. Identificou-se tanto nos estudos científicos, quanto na prática, a necessidade de envolver a equipe multidisciplinar da escola na participação das intervenções, pois para que seja verdadeiramente eficaz, o trabalho não deve ser realizado de forma isolada. A teoria Vigotskiana, que será discutida durante o texto, aponta para a importância da mediação, da utilização de signos e da construção de projetos diferenciados, a fim de desenvolver potenciais, para que, assim, se torne possível ações efetivas, nas quais as pessoas com TEA sejam incluídas no espaço escolar. |
Abstract: | The present research aims to conduct a bibliographic review on the role of School Psychology in supporting children with Autism Spectrum Disorder (ASD), based on the cultural-historical theory proposed by Vygotsky. In addition to the theoretical review, the text includes a personal account of work experience as a support professional with children with ASD in private education networks. Considering that school is a fundamental environment for human development, the research highlights the relevance of psychologists in the school context to promote more inclusive education. The role of psychology involves mediating the learning process, ensuring the right to inclusion and education for all individuals. Both scientific studies and practical experience identified the need to involve the school’s multidisciplinary team in interventions, as effective work cannot be carried out in isolation. Vygotskian theory, discussed throughout the text, underscores the importance of mediation, the use of symbols, and the development of differentiated projects to foster potential. This approach aims to enable effective actions that ensure the inclusion of individuals with ASD in the school environment. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista (TEA); Psicologia Histórico-Cultural; Inclusão; Psicologia Escolar. Autism Spectrum Disorder (ASD); Cultural-Historical Psychology; Inclusion; School Psychology. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CARLOS, Thaís Marques.Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Psicologia Escolar: Construindo Caminhos. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44127 |
Data de defesa: | 18-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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