Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44120
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-6124-864X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Feirinha Solidária da UFU: Comunicação nas Mídias Sociais contribuem para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Triângulo Mineiro
Alternate title (s): Social Media Communication Contributes to Strengthening Family Farming in the Triângulo Mineiro, Brazil.
Author: Cardoso, Amanda Marçola
First Advisor: Barbieri, Rafaela Costa Cruz
First member of the Committee: Betanho, Cristiane
Second member of the Committee: Miranda, Rodrigo
Summary: A agricultura familiar é um importante pilar para a alimentação da sociedade e geração de renda para as famílias. Incubada pelo Cieps - Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários na Universidade Federal de Uberlândia, a Feirinha Solidária da UFU, tem como princípio disseminar o conhecimento sobre a agroecologia, a economia solidária e a soberania alimentar e nutricional, conectando os produtores da agricultura familiar aos consumidores, promovendo o consumo de orgânicos livres de veneno, sem a necessidade de atravessadores. Esse relato aborda, sob a perspectiva do marketing, a importância da construção de uma imagem de marca forte, que transmita os valores da agricultura familiar e da agroecologia. As mídias sociais são apontadas como ferramentas essenciais para alcançar esse objetivo, ampliando o alcance da visibilidade e a construção de uma comunidade em torno da feira. O relato propõe analisar as práticas de marketing da Feirinha Solidária para identificar oportunidades de melhoria. Para isso, o relato compara as ações da CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) da Florestta, que possui propósito similar ao da Feirinha e desempenha uma ótima performance nas mídias sociais. As propostas de melhorias foram divididas em três partes inerentes e complementares, que são: Recomendações técnicas para o Instagram, Comunicação e Refinamento do Discurso e Identidade da marca no Digital. A expectativa é que, com uma comunicação mais assertiva, a Feirinha possa fortalecer sua presença de marca, aumentar seu alcance e cultivar uma comunidade em torno da agricultura familiar, contribuindo com a geração de renda para essas famílias e com a promoção da alimentação saudável através dos pilares da agroecologia.
Keywords: Agricultura Familiar; Agroecologia; Comunicação; Marketing; Mídias sociais.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARDOSO, Amanda Marçola. Feirinha Solidária da UFU: Comunicação nas Mídias Sociais contribuem para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Triângulo Mineiro. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44120
Date of defense: 22-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FeirinhaSolidáriadaUFU.pdfTCC1.35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons