Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43861
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A relação escola-família na educação infantil: perspectivas de coordenadoras/es pedagógicas/os. |
Autor(es): | Souza, Daniel de |
Primeiro orientador: | Lima, Luciana Pereira de |
Primeiro membro da banca: | Buiatti, Viviane Prado |
Segundo membro da banca: | Teixeira, Bruna Caixeta Alves |
Resumo: | Tanto a escola quanto a família compõem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a vivência das crianças, e uma figura importante para o estabelecimento e a manutenção da relação escola-família são as/os coordenadoras/es pedagógicas/os. Tendo em vista a importância legal e acadêmica atribuída à relação escola-família, buscou-se no presente trabalho, investigar a relação entre a Educação Infantil e a família, a partir da perspectiva de coordenadoras/es pedagógicas/os. A pesquisa teve em sua metodologia uma abordagem exploratória e qualitativa e contou com a participação de três coordenadoras/es pedagógicas/os de instituição de educação infantil de um município do Estado de Minas Gerais-Brasil. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Para a compreensão dos dados construídos na pesquisa, foram realizadas as transcrições das entrevistas e elencadas algumas categorias de análise e discussão dos dados, a saber: a relação escola-família; os atravessamentos da pandemia de COVID-19 na relação escola-família; a coordenação pedagógica junto às famílias. A análise qualitativa dos dados indicou que, na perspectiva das/os participantes, havia a existência de movimentos importantes da Educação Infantil no estabelecimento e fortalecimento dos vínculos com as famílias, e que os atravessamentos em decorrência da pandemia mudaram as formas da escola e família se comunicarem e relacionarem, contribuindo para um avanço significativo no que tange o uso de tecnologias no contexto escolar. Evidenciaram, ainda, que a coordenação pedagógica vem desempenhando importante papel mediador na relação escola-família. Almejamos que os dados da pesquisa possam contribuir com o processo de construção de saberes e práticas que buscam o aperfeiçoamento da relação escola-família e do atendimento ofertado às crianças em creches e pré-escolas brasileiras. |
Abstract: | Both the school and the family make up two fundamental development contexts for children's experiences, and an important figure for the establishment and maintenance of the schoolfamily relationship are the pedagogical coordinators. Considering the legal and academic importance attributed to the school-family relationship, the present work sought to investigate the relationship between Early Childhood Education and the family, from the perspective of pedagogical coordinators. The research had an exploratory and qualitative approach in its methodology and included the participation of three pedagogical coordinators from an early childhood education institution in a municipality in the State of Minas Gerais-Brazil. A semistructured interview was used as a research instrument. To understand the data constructed in the research, transcriptions of the interviews were carried out and some categories of data analysis and discussion were listed, namely: the school-family relationship; the impact of the COVID-19 pandemic on the school-family relationship; pedagogical coordination with families. The qualitative analysis of the data indicated that, from the perspective of the participants, there were important movements in Early Childhood Education in establishing and strengthening bonds with families, and that the transitions resulting from the pandemic changed the ways in which school and family interact. communicate and relate, contributing to significant progress in terms of the use of technologies in the school context. They also showed that pedagogical coordination has been playing an important mediating role in the schoolfamily relationship. We hope that the research data can contribute to the process of building knowledge and practices that seek to improve the school-family relationship and the care offered to children in Brazilian daycare centers and preschools. |
Palavras-chave: | Relação escola-família; Educação Infantil; Pandemia; Coordenação Pedagógica. School-family Relationship; Child Education; Pandemic; Pedagogical Coordination; |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SOUZA, Daniel de. A relação escola-família na educação infantil: perspectivas de coordenadoras/es pedagógicas/os. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43861 |
Data de defesa: | 26-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelaçãoEscolaFamília | TCC | 229.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons