Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Daniel de-
dc.date.accessioned2024-11-18T10:50:53Z-
dc.date.available2024-11-18T10:50:53Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Daniel de. A relação escola-família na educação infantil: perspectivas de coordenadoras/es pedagógicas/os. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43861-
dc.description.abstractBoth the school and the family make up two fundamental development contexts for children's experiences, and an important figure for the establishment and maintenance of the schoolfamily relationship are the pedagogical coordinators. Considering the legal and academic importance attributed to the school-family relationship, the present work sought to investigate the relationship between Early Childhood Education and the family, from the perspective of pedagogical coordinators. The research had an exploratory and qualitative approach in its methodology and included the participation of three pedagogical coordinators from an early childhood education institution in a municipality in the State of Minas Gerais-Brazil. A semistructured interview was used as a research instrument. To understand the data constructed in the research, transcriptions of the interviews were carried out and some categories of data analysis and discussion were listed, namely: the school-family relationship; the impact of the COVID-19 pandemic on the school-family relationship; pedagogical coordination with families. The qualitative analysis of the data indicated that, from the perspective of the participants, there were important movements in Early Childhood Education in establishing and strengthening bonds with families, and that the transitions resulting from the pandemic changed the ways in which school and family interact. communicate and relate, contributing to significant progress in terms of the use of technologies in the school context. They also showed that pedagogical coordination has been playing an important mediating role in the schoolfamily relationship. We hope that the research data can contribute to the process of building knowledge and practices that seek to improve the school-family relationship and the care offered to children in Brazilian daycare centers and preschools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRelação escola-família; Educação Infantil; Pandemia; Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.subjectSchool-family Relationship; Child Education; Pandemic; Pedagogical Coordination;pt_BR
dc.titleA relação escola-família na educação infantil: perspectivas de coordenadoras/es pedagógicas/os.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciana Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461476961455932pt_BR
dc.contributor.referee1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Bruna Caixeta Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1200012041160358pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoTanto a escola quanto a família compõem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a vivência das crianças, e uma figura importante para o estabelecimento e a manutenção da relação escola-família são as/os coordenadoras/es pedagógicas/os. Tendo em vista a importância legal e acadêmica atribuída à relação escola-família, buscou-se no presente trabalho, investigar a relação entre a Educação Infantil e a família, a partir da perspectiva de coordenadoras/es pedagógicas/os. A pesquisa teve em sua metodologia uma abordagem exploratória e qualitativa e contou com a participação de três coordenadoras/es pedagógicas/os de instituição de educação infantil de um município do Estado de Minas Gerais-Brasil. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Para a compreensão dos dados construídos na pesquisa, foram realizadas as transcrições das entrevistas e elencadas algumas categorias de análise e discussão dos dados, a saber: a relação escola-família; os atravessamentos da pandemia de COVID-19 na relação escola-família; a coordenação pedagógica junto às famílias. A análise qualitativa dos dados indicou que, na perspectiva das/os participantes, havia a existência de movimentos importantes da Educação Infantil no estabelecimento e fortalecimento dos vínculos com as famílias, e que os atravessamentos em decorrência da pandemia mudaram as formas da escola e família se comunicarem e relacionarem, contribuindo para um avanço significativo no que tange o uso de tecnologias no contexto escolar. Evidenciaram, ainda, que a coordenação pedagógica vem desempenhando importante papel mediador na relação escola-família. Almejamos que os dados da pesquisa possam contribuir com o processo de construção de saberes e práticas que buscam o aperfeiçoamento da relação escola-família e do atendimento ofertado às crianças em creches e pré-escolas brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelaçãoEscolaFamíliaTCC229.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons