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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43752
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Sintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes universitários durante a transição para atividades acadêmicas presenciais na pandemia da covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | Symptoms of anxiety, depression and stress among university students during the transition to in-person academic activities during the Covid-19 pandemic |
Autor(es): | Berardi, Marilia Cristina |
Primeiro orientador: | Paro, Helena Borges Martins da Silva |
Primeiro coorientador: | Rodrigues, Clesnan Mendes |
Primeiro membro da banca: | Wolkers, Paula Carolina Bejo |
Segundo membro da banca: | Giaxa, Renata Rocha Barreto |
Terceiro membro da banca: | Scalia, Luana Araújo Macedo |
Quarto membro da banca: | Malaquias, Bruna Stephanie Sousa |
Resumo: | Introdução: Identificar as alterações emocionais e psicológicas dos estudantes no retorno parcial às atividades presenciais na universidade possibilita determinar o perfil associado ao risco de problemas de saúde mental e traçar estratégias de suporte para o enfrentamento. Objetivo: Determinar a prevalência de sintomatologia de ansiedade, depressão e estresse e os seus fatores protetivos entre estudantes universitários brasileiros de uma universidade pública federal no período de retorno às atividades presenciais após pandemia. Material e métodos: Estudo descritivo, analítico, transversal, observacional, com coleta de dados realizada entre janeiro a março de 2022, por meio de autoaplicação do (DASS-21). Resultados: Entre as mulheres que apresentaram maiores ocorrências de sintomas mentais, possuir bolsa acadêmica (OR= 2,41;IC 95%: 1,04-5,55), ter uma prática religiosa (OR= 3,37; IC 95%: 1,26-9,03) e estar em uma união estável (OR= 4,28; IC 95%: 1,76-10,42) são fatores protetivos para sintomas mentais. Nos homens, os fatores protetivos para sintomas mentais são: cursar na área de exatas (OR= 7,75; IC 95%: 1,66-36,12), estar no primeiro ano do curso (OR= 0,23; IC95%: 0,06-0,89) e possuir bolsa acadêmica (OR= 0,17; IC 955: 0,04-0,70). Conclusão: A estabilidade da união conjugal, ser mulher, possuir rede de apoio e bolsa de estudos, a prática religiosa e a área de atuação podem influenciar positivamente na saúde mental desse grupo populacional. |
Abstract: | Introduction: Identifying the emotional and psychological changes of students upon partial return to face-to-face activities at the university makes it possible to determine the profile associated with the risk of mental health problems and outline support strategies for coping. Objective: To determine the prevalence of anxiety, depression and stress symptoms and their protective factors among Brazilian university students at a federal public university during the period of return to face-to-face activities after the pandemic. Material and methods: Descriptive, analytical, cross-sectional, observational study, with data collection carried out between January and March 2022, through self-application of the (DASS-21). Results: Among women who presented higher occurrences of mental symptoms, having an academic scholarship (OR= 2.41; 95% CI: 1.04-5.55), having a religious practice (OR= 3.37; 95% CI: 1.26-9.03) and being in a stable union (OR= 4.28; 95% CI: 1.76-10.42) are protective factors for mental symptoms. In men, the protective factors for mental symptoms are: studying in the exact area (OR= 7.75; CI 95%: 1.66-36.12), being in the first year of the course (OR= 0.23; CI95 %: 0.06- 0.89) and have an academic scholarship (OR= 0.17; CI 955: 0.04-0.70). Conclusion: The stability of the marital union, being a woman, having a support network and scholarship, religious practice and the area of activity can positively influence the mental health of this population group. |
Palavras-chave: | Pandemia Estudante Universidade Ansiedade Estresse Depressão Stress Anxiety Depression Pandemic University Student |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Assunto: | Ciências médicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde |
Referência: | BERARDI, Marilia Cristina. Sintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes universitários durante a transição para atividades acadêmicas presenciais na pandemia da Covid-19 .2024. 47 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5051. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5051 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43752 |
Data de defesa: | 19-Jun-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. |
Aparece nas coleções: | TESE - Ciências da Saúde |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SintomasDeAnsiedade.pdf | Tese | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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