Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43752
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Sintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes universitários durante a transição para atividades acadêmicas presenciais na pandemia da covid-19
Título (s) alternativo (s): Symptoms of anxiety, depression and stress among university students during the transition to in-person academic activities during the Covid-19 pandemic
Autor: Berardi, Marilia Cristina
Primer orientador: Paro, Helena Borges Martins da Silva
Primer coorientador: Rodrigues, Clesnan Mendes
Primer miembro de la banca: Wolkers, Paula Carolina Bejo
Segundo miembro de la banca: Giaxa, Renata Rocha Barreto
Tercer miembro de la banca: Scalia, Luana Araújo Macedo
Cuarto miembro de la banca: Malaquias, Bruna Stephanie Sousa
Resumen: Introdução: Identificar as alterações emocionais e psicológicas dos estudantes no retorno parcial às atividades presenciais na universidade possibilita determinar o perfil associado ao risco de problemas de saúde mental e traçar estratégias de suporte para o enfrentamento. Objetivo: Determinar a prevalência de sintomatologia de ansiedade, depressão e estresse e os seus fatores protetivos entre estudantes universitários brasileiros de uma universidade pública federal no período de retorno às atividades presenciais após pandemia. Material e métodos: Estudo descritivo, analítico, transversal, observacional, com coleta de dados realizada entre janeiro a março de 2022, por meio de autoaplicação do (DASS-21). Resultados: Entre as mulheres que apresentaram maiores ocorrências de sintomas mentais, possuir bolsa acadêmica (OR= 2,41;IC 95%: 1,04-5,55), ter uma prática religiosa (OR= 3,37; IC 95%: 1,26-9,03) e estar em uma união estável (OR= 4,28; IC 95%: 1,76-10,42) são fatores protetivos para sintomas mentais. Nos homens, os fatores protetivos para sintomas mentais são: cursar na área de exatas (OR= 7,75; IC 95%: 1,66-36,12), estar no primeiro ano do curso (OR= 0,23; IC95%: 0,06-0,89) e possuir bolsa acadêmica (OR= 0,17; IC 955: 0,04-0,70). Conclusão: A estabilidade da união conjugal, ser mulher, possuir rede de apoio e bolsa de estudos, a prática religiosa e a área de atuação podem influenciar positivamente na saúde mental desse grupo populacional.
Abstract: Introduction: Identifying the emotional and psychological changes of students upon partial return to face-to-face activities at the university makes it possible to determine the profile associated with the risk of mental health problems and outline support strategies for coping. Objective: To determine the prevalence of anxiety, depression and stress symptoms and their protective factors among Brazilian university students at a federal public university during the period of return to face-to-face activities after the pandemic. Material and methods: Descriptive, analytical, cross-sectional, observational study, with data collection carried out between January and March 2022, through self-application of the (DASS-21). Results: Among women who presented higher occurrences of mental symptoms, having an academic scholarship (OR= 2.41; 95% CI: 1.04-5.55), having a religious practice (OR= 3.37; 95% CI: 1.26-9.03) and being in a stable union (OR= 4.28; 95% CI: 1.76-10.42) are protective factors for mental symptoms. In men, the protective factors for mental symptoms are: studying in the exact area (OR= 7.75; CI 95%: 1.66-36.12), being in the first year of the course (OR= 0.23; CI95 %: 0.06- 0.89) and have an academic scholarship (OR= 0.17; CI 955: 0.04-0.70). Conclusion: The stability of the marital union, being a woman, having a support network and scholarship, religious practice and the area of activity can positively influence the mental health of this population group.
Palabras clave: Pandemia
Estudante
Universidade
Ansiedade
Estresse
Depressão
Stress
Anxiety
Depression
Pandemic
University
Student
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Tema: Ciências médicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Cita: BERARDI, Marilia Cristina. Sintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes universitários durante a transição para atividades acadêmicas presenciais na pandemia da Covid-19 .2024. 47 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5051.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5051
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43752
Fecha de defensa: 19-jun-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Aparece en las colecciones:TESE - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SintomasDeAnsiedade.pdfTese1.43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons