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dc.creatorBerardi, Marilia Cristina-
dc.date.accessioned2024-10-30T21:10:39Z-
dc.date.available2024-10-30T21:10:39Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationBERARDI, Marilia Cristina. Sintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes universitários durante a transição para atividades acadêmicas presenciais na pandemia da Covid-19 .2024. 47 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5051.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43752-
dc.description.abstractIntroduction: Identifying the emotional and psychological changes of students upon partial return to face-to-face activities at the university makes it possible to determine the profile associated with the risk of mental health problems and outline support strategies for coping. Objective: To determine the prevalence of anxiety, depression and stress symptoms and their protective factors among Brazilian university students at a federal public university during the period of return to face-to-face activities after the pandemic. Material and methods: Descriptive, analytical, cross-sectional, observational study, with data collection carried out between January and March 2022, through self-application of the (DASS-21). Results: Among women who presented higher occurrences of mental symptoms, having an academic scholarship (OR= 2.41; 95% CI: 1.04-5.55), having a religious practice (OR= 3.37; 95% CI: 1.26-9.03) and being in a stable union (OR= 4.28; 95% CI: 1.76-10.42) are protective factors for mental symptoms. In men, the protective factors for mental symptoms are: studying in the exact area (OR= 7.75; CI 95%: 1.66-36.12), being in the first year of the course (OR= 0.23; CI95 %: 0.06- 0.89) and have an academic scholarship (OR= 0.17; CI 955: 0.04-0.70). Conclusion: The stability of the marital union, being a woman, having a support network and scholarship, religious practice and the area of activity can positively influence the mental health of this population group.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectStresspt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectDepressionpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.titleSintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes universitários durante a transição para atividades acadêmicas presenciais na pandemia da covid-19pt_BR
dc.title.alternativeSymptoms of anxiety, depression and stress among university students during the transition to in-person academic activities during the Covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Clesnan Mendes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7751742904886118pt_BR
dc.contributor.advisor1Paro, Helena Borges Martins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5426268075449547pt_BR
dc.contributor.referee1Wolkers, Paula Carolina Bejo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0093435526376573pt_BR
dc.contributor.referee2Giaxa, Renata Rocha Barreto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8711025871176918pt_BR
dc.contributor.referee3Scalia, Luana Araújo Macedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088836332961672pt_BR
dc.contributor.referee4Malaquias, Bruna Stephanie Sousa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0419247186936646pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0373796255599491pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Identificar as alterações emocionais e psicológicas dos estudantes no retorno parcial às atividades presenciais na universidade possibilita determinar o perfil associado ao risco de problemas de saúde mental e traçar estratégias de suporte para o enfrentamento. Objetivo: Determinar a prevalência de sintomatologia de ansiedade, depressão e estresse e os seus fatores protetivos entre estudantes universitários brasileiros de uma universidade pública federal no período de retorno às atividades presenciais após pandemia. Material e métodos: Estudo descritivo, analítico, transversal, observacional, com coleta de dados realizada entre janeiro a março de 2022, por meio de autoaplicação do (DASS-21). Resultados: Entre as mulheres que apresentaram maiores ocorrências de sintomas mentais, possuir bolsa acadêmica (OR= 2,41;IC 95%: 1,04-5,55), ter uma prática religiosa (OR= 3,37; IC 95%: 1,26-9,03) e estar em uma união estável (OR= 4,28; IC 95%: 1,76-10,42) são fatores protetivos para sintomas mentais. Nos homens, os fatores protetivos para sintomas mentais são: cursar na área de exatas (OR= 7,75; IC 95%: 1,66-36,12), estar no primeiro ano do curso (OR= 0,23; IC95%: 0,06-0,89) e possuir bolsa acadêmica (OR= 0,17; IC 955: 0,04-0,70). Conclusão: A estabilidade da união conjugal, ser mulher, possuir rede de apoio e bolsa de estudos, a prática religiosa e a área de atuação podem influenciar positivamente na saúde mental desse grupo populacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Saúdept_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.embargo.termsPreparação de manuscrito a ser submetido em revista especializada com exigência de ineditismopt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5051pt_BR
dc.crossref.doibatchidf1950890-3899-4572-88af-b7634ad0b1b2-
dc.subject.autorizadoCiências médicaspt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Ciências da Saúde

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