Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43625
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1218-9392
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As práticas sociais na indústria têxtil de Minas Gerais na percepção dos gestores
Título(s) alternativo(s): Social practices in the textile industry of Minas Gerais from the perspective of managers
Autor(es): Barbosa, Jhocasta de Castro
Primeiro orientador: Maia, Leonardo Caixeta de Castro
Primeiro membro da banca: Lopes, José Eduardo Ferreira
Segundo membro da banca: Barra Neto, André
Resumo: Em busca de garantir uma gestão sustentável, as organizações vêm direcionando esforços para a implementação, monitoramento e publicidade das práticas sociais realizadas às quais são ações relacionadas aos aspectos legais, éticos, filantrópicos, e comunicação corporativa. Nesse contexto, as questões normativas, coercitivas e miméticas norteiam as melhores práticas de responsabilidade social corporativas (RSC). Nesse contexto revela-se a lacuna de pesquisa que associa as práticas sociais ao contexto da indústria têxtil. Assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos gestores quanto as práticas sociais. Para tanto foi utilizado o método de estatística descritiva, com coleta de dados estruturada. Ademais, fez uso de dados secundários tais como livros, internet e dados das empresas associadas ao setor. Dessa forma, revela-se que os gestores, apesar de possuírem alto nível de propósito e identificação com as atividades que realizam, ainda têm um caminho de aprendizado. Como contribuição acadêmica, revela-se a o modelo teórico que expõe a relação positiva entre os constructos, vislumbrando-se futuras publicações. Adicionalmente, apresenta-se como produto técnico e tecnológico uma cartilha como objetivo expor as práticas sociais e o senso de propósito.
Abstract: In search of ensuring sustainable management, organizations have been directing efforts towards the implementation, monitoring and publicity of social practices carried out, which are actions related to legal, ethical, philanthropic aspects, and corporate communication. In this context, normative, coercive and mimetic issues guide the best corporate social responsibility (CSR) practices. In this context, the research gap that associates social practices with the context of the textile industry is revealed. Thus, this work aims to present managers' perception of social practices. To this end, the descriptive statistics method was used, with structured data collection. Furthermore, it made use of secondary data such as books, internet and data from companies associated with the sector. In this way, it is revealed that managers, despite having a high level of purpose and identification with the activities they carry out, still have a learning path. As an academic contribution, the theoretical model that exposes the positive relationship between the constructs is revealed, with a view to future publications. Additionally, a primer is presented as a technical and technological product with the aim of exposing social practices and the sense of purpose.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Práticas sociais
Responsabilidade social corporativa
Levantamento de dados
Indústria Têxtil
Sustainability
Social practices
Corporate social responsibility
Data collection
Textile Industry
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: BARBOSA, Jhocasta de Castro. As práticas sociais na indústria têxtil de Minas Gerais na percepção dos Gestores. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5158.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5158
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43625
Data de defesa: 12-Set-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
ODS::ODS 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
ODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PráticasSociaisIndústriaTêxtil.pdfDissertação2.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons