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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43501
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-3188-0380 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Literatura, alfabetização e letramentos: (re)construindo saberes na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Literatura, alfabetización y alfabetizaciones: (re)construir conocimientos en la educación infantil |
Autor(es): | Silva, Elizângela Souto da |
Primeiro orientador: | Tagata, William Mineo |
Primeiro membro da banca: | Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva |
Segundo membro da banca: | Borges, Sandra Helena |
Resumo: | Esta pesquisa, de cunho qualitativo, consiste em um estudo de caso etnográfico, situado no âmbito da Linguística Aplicada. Fundamenta-se na ideia de que a Literatura Infantil tem diversas funções na vida escolar de uma criança, possibilitando inúmeras contribuições para o desenvolvimento de sua capacidade de imaginação e criação, além de contribuir para o processo de alfabetização e letramentos. Nesse sentido, Zilberman e Rösing (2009, p. 70) afirmam que a literatura “proporciona uma forma singular, diferenciada de dar sentido ao mundo e a nós mesmos”. Logo, o contato com a literatura é de fundamental importância para o desenvolvimento humano. Com o intuito de investigar o papel que a literatura infantil pode assumir nos processos de alfabetização e letramentos de crianças de 5 anos, concebidas como sujeitos históricos e de direitos, que cursam o 2º período da Educação Infantil de uma escola pública Municipal de Uberlândia, encontrou-se no estudo de caso uma possibilidade para investigar em que medida os professores do 2º período da educação infantil promoviam ou facilitavam o acesso à literatura infantil durante suas aulas, bem como as possibilidades de uso e contribuições da literatura infantil para a alfabetização e letramentos desses alunos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com seis professoras e anotações no diário de campo da pesquisadora. Para a análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo (Bardin, 1979). Os dados obtidos revelaram que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento dos letramentos e alfabetização das crianças, embora algumas participantes da pesquisa não utilizassem o livro em suas aulas. Além disso, foi possível identificar que as participantes da pesquisa compreendiam o espaço da biblioteca como um espaço formativo. |
Abstract: | This research, of a qualitative nature, consists of an ethnographic case study, located within the scope of Applied Linguistics. It is based on the idea that Children’s Literature has several functions in a child’s school life, enabling countless contributions to the development of their capacity for imagination and creation, in addition to contributing to the literacy and literacy process. In this sense, Zilberman and Rösing (2009, p. 70) state that literature “provides a unique, differentiated way of making sense of the world and ourselves”. Therefore, contact with literature is of fundamental importance for human development. With the aim of investigating the role that children’s literature can play in the literacy and literacy processes of 5-year-old children, conceived as subjects of history and rights, who attend the 2nd period of Early Childhood Education at a municipal public school in Uberlândia, we found in the case study a possibility to investigate the extent to which teachers in the 2nd period of early childhood education promoted or facilitated access to children’s literature during their classes, as well as the possibilities of use and contributions of children’s literature to the literacy and literacy of these students. Data were collected through interviews with six teachers and notes in the researcher’s field diary. For data analysis, Content Analysis (Bardin, 1979) was used. The data obtained revealed that children’s literature is fundamental for the development of children’s literacy, although some research participants did not use the book in their classes. Furthermore, it was possible to identify that the research participants understood the library as a training space. |
Palavras-chave: | Literatura Infantil Children’s Literature Letramentos Literacy Estudo de Caso Etnográfico Ethnographic Case Study Linguística Lingüística |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Assunto: | Linguística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | SILVA, Elizângela Souto da Silva. Literatura, alfabetização e letramentos: (re)construindo saberes na educação infantil. 2024. 101f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.195. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.195 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43501 |
Data de defesa: | 20-Mai-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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