Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43501
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Elizângela Souto da-
dc.date.accessioned2024-09-26T13:30:11Z-
dc.date.available2024-09-26T13:30:11Z-
dc.date.issued2024-05-20-
dc.identifier.citationSILVA, Elizângela Souto da Silva. Literatura, alfabetização e letramentos: (re)construindo saberes na educação infantil. 2024. 101f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.195.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43501-
dc.description.abstractThis research, of a qualitative nature, consists of an ethnographic case study, located within the scope of Applied Linguistics. It is based on the idea that Children’s Literature has several functions in a child’s school life, enabling countless contributions to the development of their capacity for imagination and creation, in addition to contributing to the literacy and literacy process. In this sense, Zilberman and Rösing (2009, p. 70) state that literature “provides a unique, differentiated way of making sense of the world and ourselves”. Therefore, contact with literature is of fundamental importance for human development. With the aim of investigating the role that children’s literature can play in the literacy and literacy processes of 5-year-old children, conceived as subjects of history and rights, who attend the 2nd period of Early Childhood Education at a municipal public school in Uberlândia, we found in the case study a possibility to investigate the extent to which teachers in the 2nd period of early childhood education promoted or facilitated access to children’s literature during their classes, as well as the possibilities of use and contributions of children’s literature to the literacy and literacy of these students. Data were collected through interviews with six teachers and notes in the researcher’s field diary. For data analysis, Content Analysis (Bardin, 1979) was used. The data obtained revealed that children’s literature is fundamental for the development of children’s literacy, although some research participants did not use the book in their classes. Furthermore, it was possible to identify that the research participants understood the library as a training space.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectChildren’s Literaturept_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEstudo de Caso Etnográficopt_BR
dc.subjectEthnographic Case Studypt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLingüísticapt_BR
dc.titleLiteratura, alfabetização e letramentos: (re)construindo saberes na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeLiteratura, alfabetización y alfabetizaciones: (re)construir conocimientos en la educación infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tagata, William Mineo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2561765490886281pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472551664103613pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Sandra Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541896091531036pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=4644B463397E8A2C61D227368287CBA4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de cunho qualitativo, consiste em um estudo de caso etnográfico, situado no âmbito da Linguística Aplicada. Fundamenta-se na ideia de que a Literatura Infantil tem diversas funções na vida escolar de uma criança, possibilitando inúmeras contribuições para o desenvolvimento de sua capacidade de imaginação e criação, além de contribuir para o processo de alfabetização e letramentos. Nesse sentido, Zilberman e Rösing (2009, p. 70) afirmam que a literatura “proporciona uma forma singular, diferenciada de dar sentido ao mundo e a nós mesmos”. Logo, o contato com a literatura é de fundamental importância para o desenvolvimento humano. Com o intuito de investigar o papel que a literatura infantil pode assumir nos processos de alfabetização e letramentos de crianças de 5 anos, concebidas como sujeitos históricos e de direitos, que cursam o 2º período da Educação Infantil de uma escola pública Municipal de Uberlândia, encontrou-se no estudo de caso uma possibilidade para investigar em que medida os professores do 2º período da educação infantil promoviam ou facilitavam o acesso à literatura infantil durante suas aulas, bem como as possibilidades de uso e contribuições da literatura infantil para a alfabetização e letramentos desses alunos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com seis professoras e anotações no diário de campo da pesquisadora. Para a análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo (Bardin, 1979). Os dados obtidos revelaram que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento dos letramentos e alfabetização das crianças, embora algumas participantes da pesquisa não utilizassem o livro em suas aulas. Além disso, foi possível identificar que as participantes da pesquisa compreendiam o espaço da biblioteca como um espaço formativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.195pt_BR
dc.orcid.putcode168397982-
dc.crossref.doibatchid55984a00-6793-4f2f-bd6d-08954d5305cf-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiteraturaAlfabetizacaoLetramentos.pdfDissertação1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.