Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43490
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-1127-1759
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aplicações da teoria dos números na educação básica com enfoque em divisibilidade e na aritmética dos restos
Título(s) alternativo(s): Applications of number theory in basic education with a focus on divisibility and the arithmetic of remainders
Autor(es): Rodrigues, Renato
Primeiro orientador: Rossato, Rafael Antônio
Primeiro membro da banca: Bronzi, Marcus Augusto
Segundo membro da banca: Lisboa, Narciso da Hora
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta na área da teoria dos números. Inicialmente, abordaremos os critérios de divisibilidade a partir de duas perspectivas: a represen- tação decimal dos números naturais e a aritmética modular. Serão discutidos concei- tos fundamentais da teoria dos números, como o algoritmo da divisão, a aritmética dos restos e a representação decimal dos números naturais.Em seguida, propomos um plano de trabalho direcionado a estudantes da educação básica, abrangendo tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Acreditamos que essa abordagem pro- moverá uma compreensão profunda de conceitos da aritmética elementar, com um rigor matemático adequado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e a compreensão de problemas e conceitos matemáticos entre os estudantes.
Abstract: This work presents a proposal in the field of number theory. Initially, we will explore di- visibility criteria from two perspectives: the decimal representation of natural numbers and modular arithmetic. Fundamental concepts of number theory, such as the division algorithm, modular arithmetic, and the decimal representation of natural numbers, will be discussed.Following this, we propose a work plan aimed at students in basic edu- cation, covering both elementary and high school levels. We believe this approach will foster a deep understanding of elementary arithmetic concepts, with appropriate mathematical rigor, significantly contributing to the development of logical reasoning and the understanding of mathematical problems and concepts among students.
Palavras-chave: Teoria dos Números
Number Theory
Divisibilidade
Divisibility
Aritmética dos Restos
Residue Arithmetic
Educação Básica
Basic Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::TEORIA DOS NUMEROS
Assunto: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: RODRIGUES, Renato. Aplicações da teoria dos números na educação básica com enfoque em divisibilidade e na aritmética dos restos. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.588.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.588
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43490
Data de defesa: 20-Ago-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AplicacoesTeoriaNumeros.pdfDissertação496.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.