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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43490
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-1127-1759 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aplicações da teoria dos números na educação básica com enfoque em divisibilidade e na aritmética dos restos |
Título (s) alternativo (s): | Applications of number theory in basic education with a focus on divisibility and the arithmetic of remainders |
Autor: | Rodrigues, Renato |
Primer orientador: | Rossato, Rafael Antônio |
Primer miembro de la banca: | Bronzi, Marcus Augusto |
Segundo miembro de la banca: | Lisboa, Narciso da Hora |
Resumen: | Este trabalho apresenta uma proposta na área da teoria dos números. Inicialmente, abordaremos os critérios de divisibilidade a partir de duas perspectivas: a represen- tação decimal dos números naturais e a aritmética modular. Serão discutidos concei- tos fundamentais da teoria dos números, como o algoritmo da divisão, a aritmética dos restos e a representação decimal dos números naturais.Em seguida, propomos um plano de trabalho direcionado a estudantes da educação básica, abrangendo tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Acreditamos que essa abordagem pro- moverá uma compreensão profunda de conceitos da aritmética elementar, com um rigor matemático adequado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e a compreensão de problemas e conceitos matemáticos entre os estudantes. |
Abstract: | This work presents a proposal in the field of number theory. Initially, we will explore di- visibility criteria from two perspectives: the decimal representation of natural numbers and modular arithmetic. Fundamental concepts of number theory, such as the division algorithm, modular arithmetic, and the decimal representation of natural numbers, will be discussed.Following this, we propose a work plan aimed at students in basic edu- cation, covering both elementary and high school levels. We believe this approach will foster a deep understanding of elementary arithmetic concepts, with appropriate mathematical rigor, significantly contributing to the development of logical reasoning and the understanding of mathematical problems and concepts among students. |
Palabras clave: | Teoria dos Números Number Theory Divisibilidade Divisibility Aritmética dos Restos Residue Arithmetic Educação Básica Basic Education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::TEORIA DOS NUMEROS |
Tema: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | RODRIGUES, Renato. Aplicações da teoria dos números na educação básica com enfoque em divisibilidade e na aritmética dos restos. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.588. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.588 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43490 |
Fecha de defensa: | 20-ago-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
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