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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43490
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rodrigues, Renato | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T19:55:56Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T19:55:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Renato. Aplicações da teoria dos números na educação básica com enfoque em divisibilidade e na aritmética dos restos. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.588. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43490 | - |
dc.description.abstract | This work presents a proposal in the field of number theory. Initially, we will explore di- visibility criteria from two perspectives: the decimal representation of natural numbers and modular arithmetic. Fundamental concepts of number theory, such as the division algorithm, modular arithmetic, and the decimal representation of natural numbers, will be discussed.Following this, we propose a work plan aimed at students in basic edu- cation, covering both elementary and high school levels. We believe this approach will foster a deep understanding of elementary arithmetic concepts, with appropriate mathematical rigor, significantly contributing to the development of logical reasoning and the understanding of mathematical problems and concepts among students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Números | pt_BR |
dc.subject | Number Theory | pt_BR |
dc.subject | Divisibilidade | pt_BR |
dc.subject | Divisibility | pt_BR |
dc.subject | Aritmética dos Restos | pt_BR |
dc.subject | Residue Arithmetic | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.title | Aplicações da teoria dos números na educação básica com enfoque em divisibilidade e na aritmética dos restos | pt_BR |
dc.title.alternative | Applications of number theory in basic education with a focus on divisibility and the arithmetic of remainders | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rossato, Rafael Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7132231981525221 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bronzi, Marcus Augusto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5533638002071025 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lisboa, Narciso da Hora | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6186718015135143 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6673389101588931 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma proposta na área da teoria dos números. Inicialmente, abordaremos os critérios de divisibilidade a partir de duas perspectivas: a represen- tação decimal dos números naturais e a aritmética modular. Serão discutidos concei- tos fundamentais da teoria dos números, como o algoritmo da divisão, a aritmética dos restos e a representação decimal dos números naturais.Em seguida, propomos um plano de trabalho direcionado a estudantes da educação básica, abrangendo tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Acreditamos que essa abordagem pro- moverá uma compreensão profunda de conceitos da aritmética elementar, com um rigor matemático adequado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e a compreensão de problemas e conceitos matemáticos entre os estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::TEORIA DOS NUMEROS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.588 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 168315099 | - |
dc.crossref.doibatchid | 55984a00-6793-4f2f-bd6d-08954d5305cf | - |
dc.subject.autorizado | Matemática | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional) |
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