Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43472
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-6466-6032
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Discurso, mídias digitais e feminismos: a apropriação neoliberal de uma linguagem feminista em enunciados publicitários de produtos de beleza
Alternate title (s): Discurso, mídias digitais e feminismos: a apropriação neoliberal de uma linguagem feminista em enunciados publicitários de produtos de beleza
Author: Fonseca, Amanda Campos
First Advisor: Sá, Israel de
First member of the Committee: Fernandes, Cleudemar Alves
Second member of the Committee: Braga, Amanda Batista
Summary: Este trabalho foi construído com o objetivo de analisar como a publicidade voltada para mulheres na contemporaneidade, veiculada em perfis das redes sociais Instagram e TikTok, entre os anos de 2022 e 2023, principalmente de marcas de produtos de beleza voltados para o público feminino, se apropria de discursos e práticas inscritas na resistência, especificamente a feminista, de modo a atualizar e aprofundar as malhas do poder, ancoradas no capitalismo e, mais especificamente, no neoliberalismo, produzindo sentidos de normalização do corpo feminino. Pensamos nas condições de possibilidade desse discurso publicitário deste período, observando as diferentes formações discursivas que são presentes nos anúncios: é nosso objetivo perceber quais as construções feitas no discurso publicitário atual, analisando o discurso feminista com o propósito de atingir o público-alvo, mas que, em sua profundidade, pode divulgar valores não tão diferentes daqueles de anúncios de períodos anteriores, em outro momento histórico, e que são abordados na pesquisa a título de comparação, para aprofundar as análises dos enunciados centrais do trabalho, que compõem nosso corpus. Para isso, este trabalho tem como base princípios e discussões acocorados nos Estudos Discursivos Foucaultianos, com o objetivo de mobilizar pensamentos acerca do papel da memória e da história na formação de discursos. Nos são caros, aqui, conceitos foucaultianos como discurso, poder, sujeito, enunciado, entre outras mobilizações teóricas que se tornam possíveis a partir da arqueogenealogia pensada por Foucault. Nosso corpus é constituído de enunciados selecionados de propagandas feitas por marcas de produtos voltados para o público feminino, por meio da rede social Instagram e TikTok. O primeiro conjunto de enunciados que foi analisado vem da conta Seca Você Renove, no Instagram; o segundo conjunto conta com vídeos publicados pela conta Wrinkles Schminkles, no TikTok e Instagram, que faz publicidades para um produto anti-rugas e, por fim, temos um terceiro conjunto de enunciados, da marca O Boticário, com a análise de uma postagem do Instagram. Considerando as publicidades cujo público-alvo é majoritariamente composto por mulheres e utilizam de uma voz “feminista”, visamos, portanto, analisar como enunciados inscritos em uma formação discursiva feminista são apropriados nos enunciados e contextos selecionados pela publicidade de produtos para mulheres, refletindo sobre as transformações nas relações de poder e nos discursos de resistência da atualidade. Além disso, nosso trabalho consiste em pensar a materialização de valores neoliberais que operam nesses enunciados como efeito de memória e que contribuem para a construção de uma rede discursiva que articula aspectos pontuais da pesquisa: a influência do capitalismo na sociedade, as mídias sociais e a condição de ser mulher na sociedade contemporânea.
Abstract: This research aimed an analysis of how the advertising constructed for a female audience in contemporary times, encountered in social media profiles such as Instagram and TikTok, between the years of 2022 and 2023, especially by beauty brands, appropriates discourses and practices tied in resistance expressions, particularly a feminist one, as a way to update and deepen the power networks, anchored by capitalism and, more specifically, neoliberalism, producing normalization effects of women bodies. Our thought process involved the conditions of possibility of this period’s advertising discourse, analyzing different discursive formations that we encounter in these advertisements: it is our goal to perceive which constructions made in present advertising discourse, through an analysis of the feminist discourse with the aim to target its clients, but that, in reality, may express values and ideas not so different from advertisements made on previous eras in history. For this to happen, this body of work has ties with Foucauldian discourse studies, aiming for an approach that involves the role of memory and history in the formation of discourses. It is important, for this research, foucauldian concepts such as discourse, power, subject, statement, as well as other theoretical constructions that are made possible by Foucault’s archaeology and genealogy works. Our corpus is formed by statements chosen from advertisements made by beauty companies marketed for women, through Instagram and TikTok. The first group of statements analyzed was from the profile Seca Você Renove, on Instagram; the second group was Wrinkles Schminkles, available on TikTok and Instagram; a company that promotes silicone patches that prevent wrinkles and lastly, the third group of statements analyzed was the company O Boticário, on Instagram. Keeping in mind that the advertisements’ target audience is mainly women and utilize a “feminist” voice, our aim is to analyze how statements that subscribe to a feminist discursive formation are appropriated in statements and contexts select by beauty products’ advertisements, reflecting on the power relations’ transformations and present resistance discourse. Furthermore, our work consists in thinking about the materialization of neoliberal values that operate in these statements as a memory effect and that contribute for the construction of a discursive net that articulates important research aspects: capitalism’s influence in society, social media and womanhood in contemporary society.
Keywords: Discurso
Feminismos
Mídias
Publicidade
Neoliberalismo
Discourse
Feminisms
Media
Advertising
Neoliberalism
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Subject: Linguística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: FONSECA, Amanda Campos. Discurso, mídias digitais e feminismos: a apropriação neoliberal de uma linguagem feminista em enunciados publicitários de produtos de beleza. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5082
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5082
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43472
Date of defense: 23-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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